Início / Especiais / Internet /

Use seu smartphone para fazer login no Gmail no PC

Por

Uma maneira de ter sua conta de qualquer serviço potencialmente invadida por pessoas não autorizadas é colocar seu login e senha numa rede insegura ou em locais públicos, como em LAN houses ou aeroportos. Pouca gente sabe, no entanto, que o Gmail oferece uma ótima alternativa a ter que inserir a senha no computador para fazer login. Basta usar um smartphone com suporte a leitura de QR-codes.

Atualização no dia 17/01: A dica não funciona mais. O Google desativou o que aparentemente era apenas um teste.

A dica é do pessoal da PC World, que só encontrou três referências a esse atalho na web mas nenhuma oficial do próprio Google, anunciando que ela existe. Então não é uma dica exatamente conhecida. Essa dica, aliás, funciona tanto com Android quanto com aparelhos iOS, e em outros aparelhos com leitores de QR-codes também, já que ela só precisa de um navegador.

1 – Abra a página no computador onde você quer fazer login no seu Gmail. Ele vai exibir uma tela com um QR-code. Não feche essa tela, é aí onde o seu Gmail será aberto.

Aos espertinhos: o QR-code dessa imagem foi alterado

2 – No seu smartphone, abra o aplicativo de leitura de QR-codes e leia o código na tela. Ele vai te redirecionar a um site, onde você deve fazer login. Nesse ponto, faça login na sua conta como normalmente faria. Se você já tiver salvo seu login e senha no navegador, melhor ainda: a página só vai perguntar se você quer iniciar com o Gmail ou iGoogle.

3 – Depois de escolher um dos dois, a página com o QR-code vai ser atualizada e vai exibir o Gmail ou o iGoogle, dependendo do que você escolheu anteriormente.

É importante notar duas coisas: no passo 2, usar a rede 3G para fazer login na sua conta do Google é mais recomendado. Se você estiver usando a mesma conexão WiFi que o computador onde a conta será acessada, por exemplo, isso meio que quebra o propósito de toda a operação, já que suas informações poderão ser capturadas do mesmo jeito. No caso da rede 3G, essas chances diminuem drasticamente.

A segunda coisa: depois de um tempo, a página com o QR-code é expirada automaticamente, como medida de segurança.