Você deve conhecer o SIMET, serviço mantido pelo NIC.br que mede a qualidade e velocidade da sua conexão. Durante a Campus Party deste ano, a entidade mostrou o SIMET Box, um roteador modificado que faz testes automaticamente e gera gráficos em tempo real, que mostram o número de conexões ativas e a banda sendo usada. Se você não conseguiu pegar o seu roteador, saiba que agora é possível instalar o firmware do SIMET Box por conta própria.
No momento, apenas quatro modelos de roteadores são suportados, todos da TP-Link:
- TP-Link TL-WR741N
- TP-Link TL-WR841N
- TP-Link TL-WR1043ND
- TP-Link TL-MR3020
O firmware do SIMET Box é uma versão modificada do OpenWrt. A principal funcionalidade dele é fazer medições de velocidade automaticamente, a cada três horas. Assim você pode ver como sua conexão está se comportando ao longo do dia, por meio de gráficos que mostram as velocidades de download e upload, a latência e o jitter. Dá até para exportar esses gráficos para um arquivo PDF.
As operadores possuem acesso aos dados gerados pelas medições do SIMET, então elas podem aproveitar os seus testes de velocidade para melhorar a qualidade da conexão na sua região. Segundo o NIC.br, você não é identificado individualmente.
Há outras informações interessantes também. No menu Visão geral, é possível descobrir a quantidade de RAM do roteador que está sendo usada e verificar rapidamente quais dispositivos estão conectados a sua rede Wi-Fi. O menu Gráficos em Tempo Real, como o nome sugere, mostra em tempo real a carga do roteador, o tráfego que está passando pela rede, a relação sinal/ruído do Wi-Fi e o número de conexões que estão sendo gerenciadas.
Ah, e a interface é bem agradável.
Legal, quero instalar. Como faço?
Para transformar seu roteador comum em um SIMET Box, basta substituir o firmware do fabricante pelo firmware fornecido desenvolvido pelo pessoal do SIMET, que pode ser baixado neste link.
O roteador pode ser transformado em um peso de papel caso você instale o firmware errado, então é bom dar uma olhada na etiqueta abaixo dele para ter certeza de que você baixou o arquivo correto – modelo e versão precisam bater com o nome do arquivo *.bin. Também certifique-se de que você está conectado diretamente ao roteador através de um cabo Ethernet, não através da rede Wi-Fi.
Acesse a interface de administração do seu roteador, localizada em https://192.168.1.1, e digite seus dados de login (por padrão, o usuário é admin e a senha é admin). Vá ao menu System Tools, clique em Firmware Upgrade e selecione o arquivo *.bin que você baixou. Respire fundo e clique no botão Upgrade. Esse processo demorará alguns minutos; o roteador será automaticamente reiniciado e já estará com o firmware do SIMET Box.
A partir de agora, para acessar a interface de administração do seu roteador, você deverá digitar . Se não der certo, use o endereço https://192.168.129.1. Coloque uma senha para o usuário root, para garantir que nenhum engraçadinho acesse as configurações do seu roteador indevidamente, e voilà: seu SIMET Box está pronto!
Nós instalamos o firmware do SIMET no TP-Link TL-WR1043ND aqui da redação e tudo correu muito bem; só precisamos reconfigurar a rede Wi-Fi (mas não nos responsabilizaremos caso seu roteador exploda e mate criancinhas, então faça tudo por sua conta e risco).
Todas as informações sobre o SIMET Box estão na página do SIMET. Há um email no qual você pode pedir um SIMET Box gratuitamente e entrar em contato para pedir ajuda caso algo dê errado durante a instalação. O manual pode ser baixado aqui.