4 sites grátis para transcrever vídeo do YouTube

Eliminando a transcrição manual e economizando tempo; conheça quatro sites grátis para transcrever vídeos do YouTube automaticamente

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 9 meses
YouTube
YouTube (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Há diversas ferramentas gratuitas que permitem transcrever um vídeo do YouTube. Assim, em questão de minutos, a fala presente no arquivo é convertida em texto, podendo ser inserida em trabalhos pessoais ou acadêmicos. Abaixo, vou te mostrar quatro sites para economizar tempo na transcrição de vídeos do YouTube.

4. YouTube Scribe

Pagina inicial do YouTube Scribe (Imagem: Reprodução/YouTube Scribe)
Página inicial do YouTube Scribe (Imagem: Reprodução/YouTube Scribe)

Apesar de simples, o YouTube Scribe transcreve vídeos do YouTube sem cobrar nenhum valor. Após entrar no site, basta colar o link do vídeo, solicitar a transcrição e aguardar. Assim que o processo é concluído, as falas podem ser copiadas ou baixadas em um arquivo no formato TXT.

No entanto, a transcrição não é 100% precisa. Por isso, se você for inseri-la em um trabalho pessoal ou acadêmico, terá que fazer algumas correções manuais.

3. Google Docs

Página de digitação do Google Docs (Imagem: Reprodução/Google Docs)
Página de digitação do Google Docs (Imagem: Reprodução/Google Docs)

A ferramenta do Google também consegue transcrever vídeos do YouTube. A detecção das falas é feita usando um plugin para Windows chamado VB-CABLE Virtual Audio Device, que é gratuito e funciona como um cabo P2 macho-macho virtual para captação e transcrição do som.

Aqui no Tecnoblog, já mostramos como transcrever áudio no Google Docs.

2. Sonix

Página inicial do Sonix (Imagem: Reprodução/Sonix)
Página inicial do Sonix (Imagem: Reprodução/Sonix)

O Sonix tem suporte a mais de 35 idiomas e oferece uma interface intuitiva (mesmo em inglês). No painel do usuário, você pode inserir o link do vídeo, escolher a linguagem e iniciar a transcrição. O arquivo das falas estará disponível para download em alguns formatos, como DOCX, TEX, SRT e VTT.

O plano gratuito entrega apenas 30 minutos de transcrição. Caso queira usar a ferramenta por mais tempo, é preciso desembolsar US$ 10 para ter acesso a uma hora.

1. Happy Scribe

Página inicial do Happy Scribe (Imagem: Reprodução/Happy Scribe)
Página inicial do Happy Scribe (Imagem: Reprodução/Happy Scribe)

Com suporte a mais de 120 idiomas, o Happy Scribe consegue ser uma boa ferramenta de transcrição. A plataforma tem um sistema automático que transcreve os vídeos com 85% de precisão. Após o processo, você pode baixar o arquivo das palavras nos formatos TXT, DOCX, PDF, HTML e muito mais.

O plano gratuito só oferece 10 minutos de transcrição, mas ao inserir créditos no site, é possível usá-los para ter acesso aos recursos do plano profissional, como uma transcrição manual feita por falantes nativos do idioma e entregue com 99% de precisão em até 12 horas.

Cuidado com a precisão

Por mais que essas plataformas ajudem na transcrição, elas não são 100% precisas, pelo menos no sistema automático. Portanto, se as falas forem destinadas a documentos importantes ou trabalhos acadêmicos, aconselho que faça uma revisão detalhada para não deixar passar erros.

Caso queira eliminar esse processo, você pode pagar por um serviço manual, mas terá que desembolsar algum valor (dependendo da duração do vídeo ele pode ser alto) e esperar mais tempo para ter acesso ao arquivo.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados