Início / Notícias / Brasil /

Conheça os aparelhinhos do Censo 2010

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A essa altura do campeonato, é possível que algum agente do Censo 2010 tenha visitado a sua casa, a fim de saber quantas pessoas são, quanto ganham, quais produtos e serviços consomem. A cada dez anos é assim, o IBGE põe um batalhão de funcionários na rua para descobrir a nova face do povo brasileiro.

Nesse ano, no entanto, eles têm ajuda da tecnologia.

Para fazer o questionário de perguntas, o IBGE optou nesse ano por adotar dispositivos móveis que auxiliam bastante no serviço. Fornecidos pela LG, 150 mil unidades do aparelho foram distribuídas, para que o Censo 2010 seja bastante rápido. Acho que já podemos considerá-lo, inclusive, o censo mais tecnológico de todos os tempos.

Os computadores de mão produzidos pela LG atendem a todos os requisitos do IGBE. Na verdade, ele é baseado no smartphone LG Smart GM750, mas passou por modificações para que pudesse ser usado efetivamente. Por exemplo, todos os aparelhos estão bloqueados e não podem acessar a internet, muito menos os serviços de telefonia.

Não foi informado o preço de cada unidade do aparelho, mas temos por base o preço do LG GM750 no mercado: R$ 1.200 desbloqueado. Como o IBGE fez a compra em grande quantidade, é provável que cada unidade tenha custado menos que isso.

O visor do aparelho é de 3 polegadas, sensível ao toque. Nada melhor do que um visor amplo para que os funcionários do IBGE insiram novos dados. Além disso, podemos destacar que o aparelho tem GPS embutido. O sistema operacional é Windows Mobile 6.5. Ou seja, torçamos para que não haja um crash em massa desses aparelhos e o Censo tenha que ser recomeçado do zero.

Todos os aparelhos ganharam uma capa emborrachada, imagino eu que para evitar danos em casos de queda.