Autoriza, faz favor? (Clique para ampliar)

Da minha parte, penso que faltam bons clientes de Twitter para Windows. Os mais bonitos e mais funcionais estão concentrados no OS X, o sistema operacional da Apple, enquanto a plataforma das janelas fica de fora da festa. Felizmente os devs do Echofon têm observado essa situação e estão para lançar uma versão do Echofon para o Windows.

O Echofon Beta para Windows está na praça para download. O arquivinho .exe tem pouco mais de 12 MB, então dá para baixar rapidamente em qualquer conexão banda larga. A instalação, da mesma maneira, ocorre com poucos cliques e sem aqueles aplicativos de terceiros oferecidos a contragosto.

Depois de instalar, a primeira tela que aparece é a de autorização da conta no Twitter. O Echofon logo de cara está totalmente traduzido para o português do Brasil. Justo, ainda mais quando pensamos que a tradução das funções do aplicativo foram feitas lá no iOS. Provavelmente não tinha muito mais para se traduzir.

A tela abaixo representa a visão geral do Echofon em execução no Windows 7 (com visual Aero habilitado).

Echofon Beta: Windows XP, Windows Vista e Windows 7. (Clique para ampliar)

Bem simples, como você pode ver. Não é um aplicativo exatamente bonito, com direito a uma visualização até precária dos tweets. Mas funciona. A atualização da página acontece de tempos em tempos, e dá para realizar ações rápidas como favoritar tweet ou responder alguém com um simples clique.

Outro ponto importante: o RT. No Echofon Beta tem as opções de dar RT padrão, aquele em que o avatar da outra pessoa aparece para os seus seguidores; e o RT com comentário, no qual o Echofon puxa o tweet, tasca um RT @nome_d0_arroba na frente, e ainda posiciona o cursor de texto na frente disso tudo. Bem prático.

O Echofon no Windows oferece as tradicionais abas de replies e de DMs. Também tem a visualização de listas, para quem gosta de acompanhar certos grupos de usuários do Twitter. Também funciona bem, pelo que eu pude ver.

RT com comentário ou tradicional

Não há notificações sobre novidades na sua conta de Twitter. Pelo menos não como acontece no Dock do Lion, com contador de novidades e por aí vai. O pessoal do Naan, a desenvolvedora do aplicativo, preferiu adotar uma mudança sutil na interface do app: os botões de Home, Mentions, DMs, Listas e Busca ficam azuis quando tem coisa nova que você ainda não viu.

Por fim, mas ainda interessante: o Echofon para Windows automaticamente desativa as notificações no Echofon para iOS quando está em execução. O pensamento é mais ou menos assim: se o cara está no computador acompanhando o microblog, por que diabos avisá-lo no celular? Faz sentido.

Cala-te, boca!

O Echofon no sistema de Bill Gates permite silenciar arrobas chatos. Um recurso e tanto para evitar ler coisas de alguém que ainda merece um unfollow definitivo. Também tem como bloquear a visualização de tweets publicados a partir de um determinado aplicativo (viu, Foursquare?) ou hashtag.

Por enquanto tenho gostado do Echofon no meu humilde Windows 7. Poderia ser mais bonito, mas certamente é funcional. E melhor que muito app baseado em Adobe Air capenga que a gente encontra por aí.

Também tem Echofon para OS X.

Dica do Willian Max. Valeu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados