RainbowMod, uma ROM para Lumia 800 baseada no Tango

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Instalação de *.xap direto do Windows Phone.

O Windows Phone não é livre, mas nada parece impedir as modificações dos desenvolvedores. Um usuário do xda-developers liberou nesta semana a RainbowMod, uma ROM customizada para o Nokia Lumia 800. A ROM é baseada no Windows Phone 7.10.8773.98, de codinome Tango – nome que posteriormente foi alterado para 7.5 Refresh.

A RainbowMod é totalmente desbloqueada, permitindo que mesmo os usuários não registrados como desenvolvedores possam instalar aplicativos *.xap no smartphone. E nem precisa utilizar a ferramenta oficial da Microsoft para instalar um simples aplicativo de captura de tela; basta fazer o download do arquivo pelo Internet Explorer e executar o processo pelo gerenciador de arquivos da ROM. Olha aí:

Seguindo a tradição das ROMs para Android, os aplicativos da Nokia – incluindo o Nokia Dirigir (sic) e o Nokia Mapas – foram removidos do sistema. O botão de busca, que atualmente só serve para abrir o Bing, pode ser configurado para chamar o Google ou o Yandex. Mas a maior novidade talvez seja o Quick launch, um painel bem simples para habilitar ou desabilitar a conexão de dados, a economia de bateria ou o Wi-Fi.

Os usuários que estão enjoados da pouca variedade de esquema de cores do Windows Phone terão a disposição um número gigante de novas cores, incluindo marrom escuro e rosa choque, o que não parece ser um grande atrativo, mas há quem goste.

Configurações de sobra (e ainda dá para acessar os arquivos remotamente pelo Wi-Fi).

A ROM está disponível no tópico oficial do xda-developers e suporta os idiomas inglês e russo – outras línguas podem ser adicionadas através de uma atualização. Uma versão para o caçula Lumia 710 também foi desenvolvida. Antes de se aventurar com a RainbowMod, é importante lembrar dos riscos de transformar seu Windows Phone novinho num peso de papel e da possibilidade do Zune não conseguir atualizar mais o sistema corretamente.

Com informações: WMPowerUser.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados