Galaxy S9 e Note 9 rodam One UI 5 com Android 13 graças a ROM customizada
Android 13 é levado ao Galaxy S9 e Note 9 através de ROM customizada; software permite que recursos nativos da One UI 5 sejam desativados pelos usuários
Android 13 é levado ao Galaxy S9 e Note 9 através de ROM customizada; software permite que recursos nativos da One UI 5 sejam desativados pelos usuários
O Galaxy S9, S9+ e Note 9 deixaram de receber atualizações do sistema operacional há um tempo e ficaram sem o Android 13. Mas sempre há uma luz no fim do túnel: nesta quinta-feira (2), o XDA-Developers divulgou uma ROM customizada para levar a One UI 5 aos celulares da Samsung. A solução foi criada pelo desenvolvedor conhecido no fórum do site especializado como AlexisXDA.
O software é conhecido como Noble ROM, que alcançou a versão 3.0. Com a atualização, os usuários dos três modelos podem aproveitar as gerações mais recentes do sistema operacional e da interface da Samsung sem ter que comprar um smartphone mais novo.
De acordo com o desenvolvedor, o software é baseado nas compilações oficiais da One UI 5 para o Galaxy S20 e Galaxy Note 10 Lite, que já foram atualizados para o Android 13. O pacote ainda traz o patch de segurança de janeiro de 2023.
Todos os recursos a One UI 5 estão disponíveis na ROM customizada. Mas os usuários podem escolher se desejam mantê-los ao fazer a instalação do software, e até incluir outros, como o customizador Good Lock, que não está disponível em todos os países.
Também é possível remapear o botão Bixby, usar o Google Pay, guardar informações sigilosas na Pasta Segura e mais.
O software, no entanto, funciona apenas nos modelos com Exynos 9810. E aí vem a parte triste, pois o Galaxy S9 e S9+ eram vendidos com o Snapdragon 845 no Brasil. O mesmo é dito ao Galaxy Note 9 brasileiro.
Mas se você tem um modelo com o chip da Samsung, é só seguir as instruções – por sua conta e risco – para fazer a instalação no Galaxy S9 e S9+ (forum.xda-developers.com) e no Galaxy Note 9 (forum.xda-developers.com).
Com informações: 9to5Google e XDA-Developers