Páginas do Facebook ganham agendamento de posts

Agora também é possível gerenciar permissões administrativas.

Paulo Higa
Por

O gerenciamento de páginas do Facebook está mais prático. A rede social acabou de lançar dois novos recursos: agendamento de posts e um maior controle de permissões de usuários. Antes da mudança havia duas permissões possíveis: administrador e usuário. Agora são cinco cargos administrativos, desde o gerente, que pode fazer tudo, até o analista de informações, que pode apenas visualizar informações.

Os usuários com cargos administrativos agora poderão agendar a publicação de um post para até seis meses no futuro. Para isso, basta escrever uma mensagem diretamente na sua página e clicar no ícone do relógio. Selecione a data e o horário (em intervalos de dez minutos) e o botão de Publicar será alterado para Programação. Quando o horário for atingido, seu post ficará automaticamente visível para os seus leitores.

Clique em Programação e pronto!

Repare que no parágrafo anterior eu utilizei a expressão “cargos administrativos” e não “administradores”. Isso porque agora não existem mais administradores de páginas, mas sim cinco cargos: Gerente, Criador de conteúdo, Moderador, Anunciante e Analista de informações. Para alterar o cargo de um usuário, acesse o Painel administrativo, clique no botão Editar página, acesse o menu Cargos administrativos e faça as mudanças.

Os cargos administrativos chegam logo após o Facebook lançar o recurso de promoção de posts, onde o usuário pode destacar sua publicação mediante o pagamento de uma taxa, que varia de acordo com o número de pessoas que o anúncio atingirá. Configurando um usuário como anunciante, por exemplo, você terá a certeza de que a pessoa poderá anunciar na sua página, mas não conseguirá fazer caquinhas, como deletar comentários ou editar as configurações da página. Útil.

O Analista de Informações pode apenas ver informações. Bem interessante, só que ao contrário.

As mudanças estão sendo liberadas aos poucos. Alguns usuários (e não páginas) estão recebendo os novos recursos primeiro. Na página do Tecnoblog, por exemplo, eu posso agendar posts, mas meus colegas Rafael Silva e Thássius Veloso ainda não possuem a funcionalidade disponível. Se esse for o seu caso, só resta esperar.

Com informações: The Next Web.

Relacionados

Relacionados