Galaxy Alpha é o novo smartphone ultrafino da Samsung com bordas de metal

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Quem reclama dos smartphones de plástico da Samsung provavelmente se interessará pelo Galaxy Alpha. Anunciado oficialmente nesta quarta-feira (13), o aparelho possui um novo design com bordas metálicas chanfradas. O smartphone chega às lojas em setembro e, mesmo com design mais sofisticado, coloca o pé no freio na corrida das especificações técnicas.

Apresentado como a “evolução do design Galaxy”, o Galaxy Alpha talvez agrade a quem estiver procurando um Android com design premium. Mas a carcaça não foge do que estamos acostumados em smartphones da Samsung: o botão físico de início, a grade prateada no alto-falante frontal e o acabamento texturizado na traseira mostram, de longe, que este é um smartphone feito pela sul-coreana.

galaxy-alpha-bordas
galaxy-alpha-inferior

Além das bordas metálicas chanfradas, outra característica do Galaxy Alpha é o corpo extremamente fino e leve, com 6,7 mm e 115 gramas. Isso nos leva a outro ponto: provavelmente, para economizar espaço, a Samsung precisou diminuir alguns componentes, e obviamente o mais afetado foi a bateria, que tem apenas 1.860 mAh, capacidade significativamente menor que a de outros topos de linha da marca.

galaxy-alpha-traseira

Outro ponto que destoa dos Androids caros é a tela, com tamanho de 4,7 polegadas, painel Super AMOLED e resolução de 1280×720 pixels — nada de Full HD ou Quad HD como os concorrentes, o que, pelo menos de acordo com a minha experiência, não faz a menor diferença na prática. Com isso, a definição da tela ficou em 312 pixels por polegada.

No resto, temos um conjunto padrão: chip quad-core de 2,5 GHz, 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno (sem entrada para microSD), câmera de 12 megapixels com filmagem em 4K, leitor de impressões digitais e sensor de batimentos cardíacos. Em alguns mercados, o Galaxy Alpha será lançado com processador Exynos octa-core; não se sabe qual virá para o Brasil.

Com bordas metálicas chanfradas, carcaça fina e leve, tela não muito grande e com resolução menor, bateria de pequena capacidade e ausência de entrada para cartão de memória, o Galaxy Alpha acabou me lembrando outro smartphone bastante conhecido. Mas, para evitar polêmicas antes mesmo de finalizar o texto, vou deixar que vocês mesmos façam a comparação nos comentários, se for o caso.

O Galaxy Alpha será lançado em 150 países a partir de setembro, nas cores preta, branca, dourada, prateada e azul. A data exata de lançamento e o preço sugerido para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados pela Samsung.

Atualizado às 11h19 com informações da Samsung Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados