Receita Federal lança app para fazer rascunho do Imposto de Renda

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A Receita Federal lançou uma versão renovada do aplicativo do Imposto de Renda – Pessoa Física nesta segunda-feira (3) com uma ferramenta deveras interessante: o rascunho para a declaração que será entregue só no próximo ano. O objetivo do software é facilitar na organização dos pagamentos e rendimentos. Quando for preencher a declaração e finalizar o documento para enviar aos servidores da Receita, o cidadão poderá importar as informações diretamente do app.

App pode ser baixado nas lojas do Google e Apple
App pode ser baixado nas lojas do Google e Apple

O governo brasileiro foi ligeiro em informar, ainda nesta segunda-feira, que as informações salvas no aplicativo não serão utilizadas de nenhuma outra forma. É bem verdade que os dados serão enviados para a nuvem da Receita Federal, mas o Planalto sustenta que o backup vai ficar lá, sem qualquer tipo de análise, até que o contribuinte efetivamente finalize a declaração do imposto de renda e envie o documento.

A facilidade será principalmente na hora de preencher informações como a venda de carro, consulta médica e o rendimento de trabalhador liberal. Para tanto, será preciso cadastrar o CPF e uma senha. Esta combinação de login e senha vai dar acesso à plataforma nos mais variados dispositivos – segundo promessa do órgão.

De acordo com a Receita, o programa vai aceitar a entrada de informações até 28 de fevereiro de 2015. A partir de 1º de março, haverá a opção de transportar os dados do modo de rascunho para a declaração definitiva.

Também pelo app será possível acompanhar o processamento de declaração, para lá na frente saber se a Receita vai efetivamente devolver aquilo que foi estimado quando a declaração foi preenchida, ou se você terá que desembolsar uma grana corrigindo algo.

Segundo reportagem do G1, o rascunho do IRPF tende a ser mais usado pelos contribuintes que optam por fazer o modelo completo de declaração. Nele, há o abatimento de despesas médicas e gastos com dependentes. Quem opta pelo modelo simples de IRPF poderá tirar proveito do software para cadastrar a venda de um imóvel ou veículo.

O aplicativo IRPF está disponível para download gratuito na Google Play e na App Store (iPhone). Vale lembrar que seu uso é completamente opcional. Entretanto, parece ser uma boa já ir se adaptando à plataforma. A cada ano que passa, a prestação de contas ao leão está mais informatizada. Melhor aprender de vez a lidar com a ferramenta.

Receba mais sobre Receita Federal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados