Como dá pra ver, o Pro Tools First não será mais fácil de usar
Como dá pra ver, o Pro Tools First não será mais fácil de usar

Há quem considere o Pro Tools tão importante para a produção de áudio quanto o Photoshop o é para o mercado de edição gráfica. Talvez a comparação seja exagerada, mas o fato é que a ferramenta é mesmo bastante usada na gravação de músicas, trilhas sonoras, vinhetas para rádio e por aí vai. Esta popularidade toda pode aumentar: o Pro Tools vai ganhar uma versão gratuita em breve.

Os pacotes pagos do Pro Tools continuam sendo muito mais completos, mas o Pro Tools First, nome dado ao lançamento, oferecerá um conjunto de recursos que se mostra suficiente para trabalhos mais simples ou para ajudar quem está dando os primeiros passos em produção de áudio, por exemplo.

Segundo a Avid, empresa responsável pelo software, haverá sintetizador, biblioteca de efeitos, compatibilidade com equipamentos de áudio externo (obrigatório, já que o Pro Tools é, na verdade, um DAW – estação de áudio digital), suporte a plugins, entre outros.

As limitações são, majoritariamente, quantitativas. O Pro Tools First oferecerá suporte a 16 faixas de MIDI (contra 512 na versão HD, a mais completa) e 16 pistas de instrumentos (contra 128 do Pro Tools completo), por exemplo.

Também haverá, como é de se esperar, algumas limitações funcionais. A impossibilidade de exportar projetos para o formato MP3 é uma delas. O usuário precisará, consequentemente, recorrer a outro software para esta tarefa.

O Pro Tools First pode ser uma tentativa da Avid de fazer frente aos softwares de produção de áudio mais baratos ou mesmo gratuitos que encontramos por aí. Estas opções costumam dar conta dos trabalhos de músicos, produtores, podcasters, etc., sejam eles amadores ou profissionais.

Também é possível que a empresa esteja explorando a velha fórmula de oferecer o básico para atrair usuários para as opções pagas.

Sejam quais forem as intenções da Avid, esta não deixa de ser uma boa notícia. O Pro Tools First será lançado para Windows e OS X em breve. Caso esteja interessado, você pode se cadastrar nesta página para receber o aviso de disponibilização.

Com informações: Fast Company

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados