Lenovo anuncia Moto Z e Moto Z Force

Moto Z tem 5,2 mm de espessura e suporta Moto Mods, módulos que estendem a capacidade do aparelho

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Moto Z In Situ Photography

A Lenovo anunciou nesta quinta-feira (9) os smartphones Moto Z e Moto Z Force. Eles serão modulares e contarão com os Moto Mods, que estendem as capacidades do aparelho. O Moto Z tem apenas 5,2 mm de espessura na parte mais fina, enquanto o Moto Z Force traz a conhecida tecnologia ShatterShield, que protege a tela contra quedas.

Com corpo de metal, o Moto Z possui tela AMOLED de 5,5 polegadas com resolução de 2560×1440 pixels, processador Snapdragon 820, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. A câmera traseira de 13 megapixels tem estabilização óptica e lente com abertura f/1,8, enquanto a frontal tem resolução de 5 megapixels. Também há um leitor de impressões digitais, logo abaixo da tela, como no Moto G4 Plus.

Moto Z product photography
Moto Z In Situ Photography
moto-z-traseira
moto-z-turbo

Para manter a espessura extremamente fina, a Lenovo colocou uma bateria com capacidade abaixo da média dos topos de linha, de apenas 2.600 mAh, e removeu o tradicional conector de 3,5 mm: você poderá ligar seus fones de ouvido apenas por Bluetooth ou na porta USB-C, utilizando o adaptador incluso. A traseira acabou ficando com um grande calombo gerado pela câmera.

O Moto Z Force mantém o hardware potente do modelo tradicional, mas adiciona uma tela resistente a quedas e bateria de 3.500 mAh com carregamento rápido: é possível alcançar 50% de carga em menos de 20 minutos, segundo a Lenovo. O sensor da câmera traseira é diferente, com resolução de 21 megapixels, e a espessura aumenta para 7 mm (o que ainda é muito fino).

Moto Z Force Droid Edition product photography

Moto Z e Moto Z Force serão lançados globalmente a partir de setembro. Os preços ainda não foram divulgados.

Com os Moto Mods (no Brasil chamado de Moto Snap), você pode colocar um alto-falante mais potente da JBL na traseira do seu Moto Z, um projetor de vídeo que espelha sua tela em 70 polegadas, uma bateria externa de 2.220 mAh e capinhas personalizadas. A conexão é feita por meio dos 16 pinos na traseira e os módulos podem ter bateria própria: o acessório da JBL, com potência de 3 watts, aguenta até 10 horas sem precisar consumir a carga do smartphone.

Uma parte interessante dos Moto Mods é que a Lenovo está garantindo que os módulos atuais serão “compatíveis com as futuras gerações da família Moto Z”. Este é um dos principais receios com relação aos módulos do LG G5, já que não há certeza de que os caríssimos módulos poderão ser reaproveitados no futuro. Além disso, não é necessário desligar o aparelho para conectar um módulo no Moto Z: eles são presos na traseira por meio de ímãs.

Para incentivar a criação dos módulos, a Lenovo criou o Moto Mods Developer Program, que vai premiar com US$ 1 milhão o indivíduo ou empresa que desenvolver o melhor protótipo de módulo para Moto Z até 31 de março de 2017.

Phab 2 Pro: o primeiro smartphone com Tango

phab-2-pro-lenovo

A Lenovo também apresentou o Phab 2 Pro, o primeiro smartphone a suportar o Tango, tecnologia do Google que aproveita as câmeras e sensores dos dispositivos móveis para fornecer recursos de realidade aumentada, como navegação em ambientes internos, mapeamento 3D e medição de espaços.

O Phab 2 Pro é um smartphone gigante, com tela de 6,4 polegadas e resolução de 2560×1440 pixels. Ele possui 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento, bateria de 4.050 mAh e processador octa-core Snapdragon 652. São quatro câmeras para suportar o Tango: a frontal de 8 megapixels, a principal de 16 megapixels e duas outras na traseira, uma de profundidade e outra de movimento.

Durante a apresentação, a Lenovo mostrou o Phab 2 Pro medindo objetos tridimensionais e manipulando itens virtuais em ambientes reais. É possível, por exemplo, ver como um sofá fica na sua sala de estar por meio de um aplicativo de loja de móveis, ou mesmo interagir com brinquedos virtuais no seu quarto, o que pode abrir espaço para jogos que utilizem realidade aumentada.

Ele será vendido globalmente a partir de setembro, custando US$ 499.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados