Google Flights exibirá avisos para aumento de preço de passagens aéreas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 6 dias
Google Flights

O Google quer que você utilize os serviços da empresa para planejar o máximo possível de etapas da sua próxima viagem. Prova disso é uma pequena, mas importante atualização no buscador de voos que a companhia oferece: em breve, o Google Flights (no Brasil, Google Voos) emitirá notificações para te alertar sobre passagens aéreas cujos preços estiverem prestes a aumentar.

Funcionará assim: quando você pesquisar por um voo específico em determinada data, o Google Flights mostrará um aviso informando que aquela oferta está prestes a expirar, se for o caso. Como essa informação é baseada em médias históricas, o serviço também poderá estimar qual será o novo valor, assim como quanto você economizará se comprar a passagem antes do prazo informado.

Monitorar os aumentos de preços é um cuidado bastante pertinente. Na expectativa de encontrar promoções, muita gente usa apps ou notificações por email de buscadores de voos para saber o melhor momento para comprar passagens aéreas. O problema é que, às vezes, a espera por preços mais atraentes acaba tendo efeito contrário: o valor cobrado aumenta.

Por conta disso, além de prever quando haverá aumento de preços, o Google Flights exibirá alternativas, se elas existirem. Por exemplo, no trecho de São Paulo a Curitiba, o serviço poderá sugerir que você embarque no aeroporto de Viracopos, em Campinas, se as tarifas ali estiverem mais baratas.

Para receber essas sugestões, bastará monitorar uma rota no Google Flights em vez de um voo específico. Se mesmo assim você preferir esperar para reservar a passagem, a opção de alerta por email poderá ajudar: o recurso também será atualizado para enviar avisos sobre preços prestes a aumentar.

Eu não estava exagerando quando disse que o Google quer fazer parte do máximo possível de etapas da sua viagem. O recurso Explorar do Google Flights também está sendo atualizado para exibir mais sugestões de lugares a conhecer (para quem está em dúvidas sobre qual viagem fazer).

Além disso, o serviço poderá informar sobre opções de hospedagens nos lugares de destino, incluindo ofertas para quem participa de programas de fidelidade de redes hoteleiras.

Google Flights - hotéis

Não termina aí: a nova versão do Google Flights funcionará de modo integrado ao Google Trips, aplicativo lançado no mês passado que te ajuda a organizar viagens.

Só é preciso ter um pouco de paciência. A atualização do Google Flights valerá para todas as versões do serviço (inclusive a brasileira), mas será implementada de maneira gradativa, ao longo das próximas semanas.

Para quem está na condição de usuário, a atualização é uma boa notícia, afinal, o Flights é integrado às buscas do Google, o que facilita o uso da ferramenta. Mas é impossível não questionar se essa melhora progressiva não afeta serviços similares de terceiros: por que usar ferramentas como Kayak e Voopter se dá para fazer tudo no Google?

Como as circunstâncias frequentemente são mais favoráveis ao Google (a despeito de essa ser uma disputa justa ou não), esses serviços terão que seguir com a estratégia que a maioria deles já adota: apostar em diferenciais para manter ou conquistar relevância no mercado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados