Sony Xperia XZ Premium tem Snapdragon 835, tela 4K HDR e câmera de 960 fps

Empresa também revelou os novos Xperia XZs, Xperia XA1 e Xperia XA1 Ultra

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 11 meses

A Sony anunciou nesta segunda-feira (27) o Xperia XZ Premium, novo smartphone topo de linha que chega com as últimas tecnologias disponíveis no mercado. O aparelho será um dos primeiros com o processador Snapdragon 835, além de contar com uma câmera capaz de filmar em slow motion a 960 fps e uma tela de 5,5 polegadas com resolução de 3840×2160 pixels.

Eu fui conferir de perto o Xperia XZ Premium durante uma apresentação para jornalistas no escritório da Sony Mobile, em São Paulo. No entanto, como nem o software e nem o hardware estavam finalizados, não foi possível conferir detalhes da câmera, tela ou desempenho — na Mobile World Congress, em Barcelona, o smartphone deve inclusive estar protegido por uma redoma de vidro, como a empresa já havia feito com o Xperia Z5 Premium, primeiro da marca com display 4K.

O maior destaque do próximo flagship da Sony é, sem dúvida, a câmera: a empresa não se cansou de destacar as tecnologias do sensor, de 19 megapixels. Se as fotos vão agradar na prática, ninguém sabe, mas o aparelho promete. Ele já traz o novo sensor de imagem capaz de filmar em 960 fps, quatro vezes a taxa alcançada pelos smartphones atuais, para gerar vídeos com um efeito chamado de “super slow motion”.

A novidade é possível por conta de um chip de memória embutido no módulo da câmera, que também ganhou uma atualização de software para “prever” capturas — se você quiser tirar foto de um skatista no ar, por exemplo, provavelmente vai errar o momento de apertar o botão, mas o Xperia XZ Premium consegue se antecipar e recuperar as melhores imagens. A câmera frontal, por outro lado, não traz muitas novidades, movida por um sensor de 13 megapixels e lente com abertura f/2,0.

Outro destaque é a tela de 5,5 polegadas, que será a primeira a contar com resolução de 3840×2160 pixels e tecnologia HDR para exibir imagens com maior alcance dinâmico — até então, o Galaxy Note 7 era o único smartphone do mercado com tela HDR, mas ele tinha resolução menor. Netflix, YouTube e Amazon Prime Video já estão investindo em conteúdos que façam proveito da tecnologia.

Quanto ao hardware, estamos falando de um aparelho com processador octa-core Snapdragon 835 (quatro núcleos de 2,5 GHz e outros quatro de 1,9 GHz), RAM de 4 GB, armazenamento interno de 64 GB e bateria de 3.230 mAh, que a Sony promete durar “o dia inteiro”, mesmo com uma tela desse porte. A bateria suporta Quick Charge 3.0 e continua com a tecnologia Qnovo, que maximiza a vida útil do componente ao tentar prever quando você costuma recarregar o aparelho.

Como de costume para um topo de linha da Sony, a carcaça do Xperia XZ Premium é resistente a água (IP68) e o display tem proteção contra arranhões (Gorilla Glass 5). Quanto ao design, estamos falando de um aparelho de 195 gramas (que realmente se mostrou bem pesadinho na mão), disponível nas cores preto e prata. Diferente do Xperia XZ, a traseira possui um acabamento bem brilhante, que adora atrair marcas de dedo.

A Sony ainda não divulgou quando o Xperia XZ Premium será lançado no Brasil, nem estimativas de preço. Mas, levando em consideração os últimos lançamentos da marca por aqui, não espere nenhuma pechincha: o Xperia XZ sem tela 4K ou câmera de 960 fps chegou por R$ 3.999, enquanto o Xperia Z5 Premium tinha preço inacreditável de R$ 4.699.

Xperia XZs

Não preciso explicar muito: ele é o Xperia XZ com 4 GB de RAM e sensor novo de 960 fps.

Xperia XA1 e XA1 Ultra

O Xperia XA foi um dos aparelhos mais bacanas que testei em 2016. Tudo bem, ele tinha custo-benefício ruim e alguns pontos negativos importantes, como a câmera abaixo da média e pouca capacidade de armazenamento, mas chamava a atenção pelo design sem bordas laterais, que tornavam o smartphone bem compacto. A Sony tenta corrigir as fraquezas do primeiro modelo com os novos Xperia XA1 e XA1 Ultra.

Ambos são aparelhos “intermediário premium”, aqueles que costumam ser lançados no mercado brasileiro na faixa dos 2 mil reais. Uma novidade bem-vinda é que a câmera foi atualizada para ficar no nível do Xperia Z5, ex-premium da marca: agora, ele traz um sensor Exmor RS de 23 megapixels que promete tirar fotos melhores, especialmente em condições de baixa iluminação.

O hardware recebeu atualizações. O Xperia XA1, de 5 polegadas (1280×720 pixels), tem processador octa-core MediaTek Helio P20 (quatro núcleos Cortex-A53 de 2,3 GHz e outros quatro de 1,6 GHz), 3 GB de RAM, armazenamento de 32 GB e bateria de 2.300 mAh (boo!). Já o Xperia XA1 Ultra traz um display de 6 polegadas (1920×1080 pixels) e o mesmo processador, mas mais RAM (4 GB), armazenamento (32 ou 64 GB) e bateria (2.700 mAh).

Assim como no caso do Xperia XZ Premium, ainda não há preço ou data de lançamento confirmados para o mercado brasileiro.

Receba mais sobre Sony Xperia XZs na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados