Instagram Stories ultrapassa Snapchat em número de usuários

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Zuckerberg

O Instagram anunciou nesta quinta-feira (13) que ultrapassou a marca de 200 milhões de usuários ativos por dia no Stories, um grande salto em relação aos 150 milhões que a empresa havia divulgado em janeiro. Mas esse número é importante por outro motivo: isso significa que o Facebook acaba de ultrapassar a rede social que tanto quer combater.

Como a Snap informou em seu processo de abertura de capital na bolsa de valores, o Snapchat tinha 158 milhões de usuários ativos por dia até o último trimestre de 2016 — e o crescimento da rede social efêmera caiu drasticamente após o lançamento do Stories, em agosto passado.

O auge do Snapchat foi no segundo trimestre de 2016, quando ganhou 21 milhões de usuários ativos. Nos trimestres seguintes, já com o Stories funcionando, o crescimento caiu para 10 milhões e depois para 5 milhões (!). A Snap ainda não divulgou os números do primeiro trimestre de 2017, mas é certo que eles não conquistaram 50 milhões de usuários como o Stories.

Estimativas indicam que a utilização do Snapchat também caiu de forma significativa: um estudo com 21 mil histórias apontou que os melhores criadores tinham em média 330 mil visualizações em seus conteúdos entre 2015 e junho de 2016. Mas, em dezembro, esse número ficou por volta de 205 e 250 mil visualizações — uma queda de até 40% na audiência.

E as expectativas para o Stories são as melhores possíveis, diferente do Snapchat. O número de 200 milhões de usuários ativos se refere apenas ao recurso Stories; a rede social de fotos como um todo já possui mais de 600 milhões de usuários ativos, o que significa que ainda tem muita gente para aderir ao formato efêmero.

Se você criar uma startup de sucesso e receber uma oferta de compra pelo Facebook, já sabe que enfrentará alguns desafios bem complicados se disser “não” para Mark Zuckerberg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados