Alguns usuários do Galaxy S8 estão reclamando de telas avermelhadas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Quando um produto muito esperado finalmente é lançado, a gente sempre espera que os primeiros compradores notem algum problema. No iPhone 6, a polêmica era o entortamento. No caso do Galaxy Note 7, os relatos eram sobre a bateria explosiva. No Galaxy S8, alguns usuários estão afirmando que a tela do smartphone vem descalibrada de fábrica, apresentando um desagradável tom avermelhado.

Os relatos vêm dos primeiros donos de Galaxy S8 na Coreia do Sul, que começaram a receber o aparelho nesta terça-feira (18). Em determinadas unidades, o branco é exibido com um tom bastante “rosado” na tela. Não parece ser uma questão de ajuste de temperatura de cor, já que o rosa é frio e as fotos divulgadas não mostram sinais de tons amarelados.

Embora o assunto tenha figurado entre os termos mais buscados no Naver, maior buscador coreano, a Samsung disse ao The Korea Herald que não se trata de um defeito de fabricação, e que os próprios usuários podem ajustar as cores nas configurações do sistema. Se isso não funcionar, a recomendação é levar o Galaxy S8 a uma assistência técnica; alguns deles fizeram o procedimento e tiveram o aparelho substituído.

Mas o problema pode ter acontecido devido a uma mudança na fabricação da tela, segundo o jornal. O painel AMOLED do Galaxy S8, em vez de utilizar três subpixels (vermelho, verde e azul) como um LCD comum, tem dois subpixels (vermelho-verde e verde-azul). Pode haver um desequilíbrio devido ao “excesso” de verde, por isso, a Samsung teria colocado um vermelho mais forte, o que estaria causando o problema em algumas unidades.

Além disso, de acordo com o Business Korea, algumas unidades do Galaxy Note 7 também apresentavam tons avermelhados. Como ele foi tirado do mercado, não se sabe exatamente o que causava o problema no aparelho incendiário, mas especulava-se que o culpado não era o painel AMOLED, e sim o chip que controla as cores — havia inconsistências nos tons dependendo do fornecedor.

Não se sabe quantas unidades podem estar com telas avermelhadas. Na minha unidade de teste, o Galaxy S8 não apresentou nenhuma variação estranha nas cores, vindo com o mesmo nível de qualidade do Galaxy S7. O review completo já está no ar.

No Brasil, o Galaxy S8 está em pré-venda e tem preço sugerido de R$ 3.999. Os aparelhos terão produção nacional e começarão a ser vendidos em 12 de maio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados