Novas câmeras vão fazer Google Street View mostrar imagens mais detalhadas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Google Street View

Quem é que nunca deu uma olhadinha no Google Street View antes de visitar um lugar desconhecido só para não se perder quando chegar lá? Pois saiba que o serviço vai ficar ainda mais útil: uma atualização das câmeras promete trazer imagens mais precisas e informações complementares geradas por inteligência artificial.

É a primeira grande atualização das câmeras do Google Street View em oito anos, ou seja, praticamente desde que o serviço surgiu. O objetivo principal é registrar imagens mais nítidas e com cores mais vivas do que as atuais. Para isso, o Google vai usar um novo conjunto de câmeras que, apesar de compacto, é muito mais preciso do que os equipamentos usados até hoje.

O efeito direto dessa mudança é a troca das imagens atuais por capturas com mais qualidade. Mas os benefícios vão muito além disso: tendo imagens mais precisas, o Google poderá extrair dados específicos e, com auxílio de algoritmos de inteligência artificial, processá-los para oferecer informações adicionais.

Por exemplo, o algoritmo poderá ler as informações de uma placa na entrada de uma loja que informa o horário de funcionamento do local e, assim, fornecer essas informações ao usuário quando ele pesquisar pela empresa.

Também será possível fazer buscas mais contextualizadas. Por exemplo, suponha que você queira ir a um restaurante japonês em determinado bairro, mas não sabe o endereço ou o nome do estabelecimento. O Google poderá então te ajudar a encontrar o restaurante por ter processado previamente as informações do lugar com a análise das imagens.

É claro que a gente não vai perceber essas mudanças imediatamente. Por uma questão estratégica, o Google não informa o cronograma de atualizações do Google Street View. Mas não deve demorar muito: as novas câmeras entraram em operação no mês passado.

Em um futuro não muito distante, o Street View poderá até contribuir para o Google fixar presença no segmento de carros autônomos: a companhia acredita que as novas imagens auxiliarão os sistemas de condução dos veículos da Waymo.

Com informações: The VergeWired

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados