Novo sensor da Samsung traz modo retrato sem precisar de duas câmeras

Outro sensor anunciado acaba com a lombada nas câmeras dos smartphones

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Smartphones com câmera dupla estão na moda: neste ano, já vimos os novos iPhones, o Galaxy Note 8, Zenfone 4 e até o Moto G5S Plus com sensor adicional. Até agora, as duas câmeras eram necessárias para criar um efeito de profundidade com resultado satisfatório.

Graças a um novo chip da Samsung, isso pode mudar. A empresa apresentou dois novos sensores nesta quarta-feira (11), mas o destaque fica para o ISOCELL Fast 2L9, de 12 MP, que cria imagens com o efeito de profundidade sem precisar de uma segunda câmera. Isso é possível tecnologia Dual Pixel, em que cada pixel tem dois fotodíodos no lugar de um.

Sem complicar muito, isso significa que cada pixel da foto consegue ter dois registros de imagem e, consequentemente, distinguir melhor entre o fundo e a frente da foto. Essa tecnologia já é usada para foco automático e também foi implementada no Pixel 2 justamente para o modo retrato – o smartphone do Google não tem duas câmeras, mas possui o recurso.

Naturalmente, espera-se que o foco automático do novo sensor também seja mais rápido. Com apenas 1,28 micrômetro (contra 1,4 µm da geração anterior), a Samsung acredita que o chip deve se encaixar bem em celulares finos sem criar lombada na câmera.

Esse também é o foco de outro sensor anunciado pela Samsung, o ISOCELL Slim 2X7, que tem 24 MP e é o primeiro da categoria a ter o tamanho de pixel menor que 1,0 micrômetro – mais precisamente, 0,9 µm.

Mesmo pequeno, a Samsung promete que o 2X7 produza imagens com alta fidelidade de cor e menos ruído, além de melhores fotos no escuro graças a um algoritmo que combina quatro pixels vizinhos em um só para absorver mais luz.

Normalmente, sensores com tamanho de pixel menor também são mais baratos, então podemos ver mais smartphones intermediários com modo retrato. A Samsung diz que tanto o 2L9 quanto o 2X7 podem ser usados na câmera traseira ou na frontal.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados