A Coleção Nik é bastante conhecida por fotógrafos: trata-se de um conjunto de ferramentas de edição para o Adobe Photoshop, Lightroom e semelhantes. Ela deixou de receber atualizações, mas vai ganhar vida nova em 2018.

O Google é dono da Coleção Nik, e anunciou este ano que deixaria de atualizá-la. Então, a DxO — mais conhecida por seus benchmarks de câmeras de celular — comprou a suíte de plugins para continuar a desenvolvê-la “em prol da comunidade de fotógrafos”.

Atualmente, a Coleção Nik pode ser baixada gratuitamente aqui. Ela consiste em sete plugins para Adobe Photoshop, Elements e Lightroom, e também para o Apple Aperture. São eles:

  • Analog Efex Pro: aplica efeitos de filme fotográfico a imagens digitais
  • Color Efex Pro: filtros para correção de cores, retoques e efeitos criativos
  • Dfine: redução de ruído projetada sob medida para determinadas câmeras
  • HDR Efex Pro: processamento de imagens com alta gama dinâmica
  • Sharpener Pro: efeitos de nitidez
  • Silver Efex Pro: conversão de imagens para preto e branco
  • Viveza: ajusta de forma seletiva a cor e a tonalidade da imagem

Até o ano passado, o Google vendia a Coleção Nik por US$ 150, e então decidiu oferecê-la de graça. A DxO planeja lançar a “Nik Collection 2018 Edition” no ano que vem, mas não diz nada sobre ela ser gratuita — o que é justo, já que o desenvolvimento de software precisa ser remunerado.

O Google comprou a Nik em 2012 porque ela desenvolveu o Snapseed, app para iOS e Android com ferramentas e filtros de imagem. Seus efeitos foram adotados também pelo Google Fotos.

Enquanto isso, a DxO vende algumas ferramentas de edição de imagem — incluindo o PhotoLab, FilmPack e ViewPoint — que custam a partir de US$ 49.

Com informações: DxO, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados