iPhone X fica atrás do Pixel 2 em ranking de câmeras de smartphones

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Foto por William Hook/Flickr

A DxOMark vem analisando câmeras de smartphones desde 2011, e suas notas se tornaram uma referência desde então. Desta vez, eles testaram a câmera dupla do iPhone X, e descobriram que ela é quase tão boa quanto a do Pixel 2, mas ainda não chega lá.

As notas da DxOMark têm algum grau de subjetividade, assim como em qualquer review. Pode acontecer de um smartphone com nota mais baixa tirar fotos melhores no dia a dia — foi o caso do Samsung Galaxy S7 versus HTC 10, por exemplo. Mas, como você pode conferir nas imagens abaixo, o Pixel 2 consistentemente entrega imagens melhores que o iPhone X.

O teste avalia aspectos como exposição e contraste, cor, ruído, zoom e bokeh (desfoque do que está em segundo plano). O iPhone X recebeu nota 97, um ponto abaixo do atual líder do ranking — o Pixel 2.

O DxOMark diz que “a captura de cenas em HDR tem qualidade próxima a alguns dos melhores dispositivos que testamos”, como o Pixel 2:

iPhone X
Pixel 2

O iPhone X foi “excelente” ao fotografar uma pessoa contra um céu dramático no fundo, “com menos ruído se comparado ao Pixel 2”:

Quanto às cores, o novo smartphone da Apple “proporcionou uma melhor saturação em nossa cena colorida de testes… embora com vermelhos ligeiramente fortes se comparado ao Pixel 2”:

iPhone X
Pixel 2

O iPhone X fica atrás do Pixel 2 quando o assunto é textura e ruído em condições de pouca luz. Além disso, o autofoco “é ocasionalmente um pouco lento”, e fotos com flash em baixa iluminação deixam o efeito de olho vermelho nas pessoas.

Entre os outros destaques do teste, o efeito bokeh “é um dos melhores que já vimos, produzindo um agradável efeito de profundidade de campo”. O iPhone X tem duas câmeras de 12 megapixels, ambas com estabilização óptica de imagem: uma delas é grande-angular f/1,8, enquanto a outra é telefoto f/2,4.

O DxOMark também avalia a câmera no quesito vídeo. Eles notaram que as cores são precisas, o autofoco é rápido, e a exposição responde bem a mudanças de iluminação. No entanto, a estabilização de imagem gera oscilações perceptíveis ao caminhar, e o iPhone X perde nitidez ao gravar em pouca luz. Confira o review completo aqui.

O DisplayMate, que vem analisando displays de celulares há anos, diz que o iPhone X possui a melhor tela de smartphone já testada. E após realizar testes de queda, a SquareTrade — empresa que fornece garantia estendida para eletrônicos — concluiu que ele é “o iPhone mais quebrável de todos os tempos”.

Com informações: DxOMark, 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados