Lembra da época em que entrar no Facebook era pedir para ser bombardeado por convites de jogos como Bejeweled, Candy Crush e FarmVille? A paz só veio quando a rede social disponibilizou um meio rápido de bloquear essas notificações. Mas, em breve, nem isso vai ser necessário: o Facebook decidiu acabar de uma vez por todas com os convites de aplicativos.

Os incômodos convites são possíveis graças ao App Invites. Com a ferramenta, desenvolvedores podem integrar aplicativos ao Facebook para aumentar o engajamento estimulando a interação entre usuários.

A ideia em si não é ruim. O problema é o excesso de notificações: muitos usuários ficavam surpresos quando eram avisados de que aquele joguinho inocente estava enviando notificações para todos os contatos. Outros até sabiam do incômodo, mas não resistiam à ideia de ganhar recompensas no jogo fazendo convites.

Felizmente, as funções de bloqueio e também um pouco de bom senso fizeram as notificações de convites diminuírem consideravelmente. O uso cada vez menor do recurso e a intenção do Facebook de priorizar outras funcionalidades dentro da rede social levaram à decisão de descontinuar o App Invites: a ferramenta deixará de ser suportada a partir de 6 de fevereiro de 2018.

No que aparenta ser um plano para readequar a integração do Facebook com sites e aplicativos de terceiros, outras ferramentas também serão descontinuadas, entre elas, o Native Like Button (permite ao usuário curtir páginas ou compartilhar conteúdo sem sair do aplicativo em uso) e o Comment Mirroring (exibe comentários feitos via Facebook em páginas externas).

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados