Uber cria serviço mais barato em que o usuário vai até um ponto para embarcar

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Uber Express Pool

O Uber lançou oficialmente nesta quarta-feira (21) uma modalidade de serviço que promete reduzir substancialmente o tempo e os custos das corridas: o Uber Express Pool. Funciona como o já conhecido UberPool, mas, em vez de o carro ir até o passageiro, o usuário se desloca até um ponto indicado pelo aplicativo para embarcar.

É quase como ir para o ponto de ônibus mais próximo, só que o local de embarque é definido dinamicamente: o serviço checa quais usuários irão para a mesma região, verifica se eles estão geograficamente próximos e então pede para que eles caminhem até um ponto de encontro. O carro do Uber Express Pool que prestará o serviço estará lá.

De acordo com a companhia, não será necessário andar grandes distâncias. O ponto de encontro deve ficar, no máximo, a alguns quarteirões da localização geográfica do usuário. O local é estabelecido em áreas de fácil acesso, tanto para os passageiros quanto para o motorista, o que significa que o serviço não deverá definir o ponto de encontro em uma via em que é difícil estacionar, por exemplo.

O funcionamento não difere muito das outras modalidades. O usuário precisa apenas indicar as regiões de origem e destino no aplicativo, aguardar a checagem e, então, seguir para um dos pontos de embarque indicados, obviamente, devendo respeitar o horário máximo para chegar lá.

A finalização da corrida segue o mesmo princípio: os usuários que compartilham o carro serão deixados em um ponto específico e, de lá, cada um seguirá para o seu destino. Pode parecer pouco prático chegar a determinada região e ainda ter que caminhar, mas, em troca, o usuário gastará menos: as corridas no Uber Express Pool podem custar até 50% menos que as do UberPool ou terem redução de até 75% na comparação com o UberX.

Uber Express Pool

Pode haver ganho de tempo também. Embora esse aspecto dependa de vários fatores, o tempo da corrida deve ficar mais curto por haver menos paradas e a rota ser definida para levar os usuários de uma região a outra, e não de um endereço específico para outro.

Se funciona? Tudo indica que sim. O Express Pool vinha sendo testado pelo Uber desde novembro do ano passado em São Francisco e Boston, nos Estados Unidos. Agora, o serviço está sendo ampliado para localidades como Los Angeles, Miami, Washington e Denver.

Embora tenha confirmado a intenção de expandir o Express Pool, o Uber não informou quando ou se pretende lançar o novo serviço em outros países.

Com informações: The Verge, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados