Foto via Pixabay

Na semana retrasada, o Google anunciou a decisão de proibir publicidade relacionada a criptomoedas na rede do AdWords. Agora é o Twitter que segue por esse caminho: o serviço está atualizando as suas políticas comerciais para evitar que anúncios sobre criptomoedas, ICOs, carteiras e afins apareçam na rede social.

O motivo é um tanto óbvio: empresas trabalhando com moedas digitais surgem aos montes em todas as partes do mundo, mas boa parte adota estratégias excessivamente especulativas para atrair clientes ou simplesmente promovem esquemas fraudulentos.

Na verdade, a caçada a conteúdo que promove criptomoedas ou casas de câmbios duvidosas começou há algum tempo. No final de fevereiro, por exemplo, o Twitter excluiu contas que disseminavam um golpe com criptomoedas na rede social. Um dos perfis tinha até selo de verificação, detalhe que pode ter feito usuários acreditarem no esquema.

A nova política começa a valer nesta segunda-feira (26) e pode levar até um mês para incluir todos os anunciantes. Haverá exceções, mas apenas para algumas das mais conhecidas plataformas de negociação de criptomoedas.

Resta saber se o banimento será eficiente. O Facebook também está barrando anúncios do tipo, mas oportunistas têm conseguido burlar o bloqueio usando algumas gambiarras, como mudar um caractere ou outro em palavras-chave.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados