O Google Tarefas foi lançado no final de 2008 como uma integração ao Gmail. Eu adoro esse serviço pela extrema simplicidade, mas fiquei receoso com o passar do tempo.

Nessa última década, ele recebeu pouquíssimas atualizações e nunca teve um app oficial. Quando surgiu o Keep, em 2013, pensei que o Tarefas iria acabar, dado o histórico do Google em encerrar seus serviços.

Em vez disso, o Google Tarefas ganhou um novo visual na web, para acompanhar o redesign do Gmail, e agora tem um app para Android e iOS.

Dica: Todoist, Wunderlist, To-Do — confira aplicativos de lista de tarefas

Após instalar o app no Android, você será convidado a adicionar uma nova tarefa na lista “Minhas tarefas”. Insira o título e toque em Salvar. Há também a opção de colocar mais detalhes, ou uma data de conclusão.

Assim como antes, é possível criar uma tarefa vinculada a um e-mail. No Gmail, abra a mensagem e vá em Mais > Adicionar ao Tarefas. Ele também terá integração com a Google Agenda, que parece ainda não estar ativa.

Você marca uma tarefa como concluída deslizando-a para a direita. Para reorganizar os itens, basta segurar um deles e arrastá-lo para cima ou para baixo. E se você quiser criar uma subtarefa, é preciso segurá-la e arrastá-la para a direita.

Se você usava o Google Tarefas antes, todas as suas listas existentes estarão disponíveis. Basta tocar no botão ≡ no canto inferior esquerdo.

Por sua vez, o menu “…” permite organizar as tarefas por data adicionada (o padrão é “minha ordem”); renomear a lista; e excluir as tarefas concluídas.

Confesso que não gostei de algumas coisas no app. Ele joga as tarefas concluídas para o fim da lista; estou acostumado a mantê-las no mesmo lugar. Além disso, não é tão fácil remover tarefas: é preciso abrir cada uma e tocar em Excluir.

Ainda assim, estou aliviado que o Google não vai acabar com o Tarefas tão cedo. O app está disponível para iOS e Android. Qual serviço você usa para se organizar?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados