A guerra não está perdida. Em uma reviravolta, o Senado dos Estados Unidos votou, na quarta-feira (16), a favor de um projeto de lei que reverte a decisão da FCC (Comissão Federal de Comunicações) — uma espécie de Anatel norte-americana — de acabar com as regras que garantem a neutralidade de rede no país.

Foi uma vitória apertada: 52 senadores votaram a favor, 47 contra. 49 dos votos favoráveis vieram de democratas, o que já era esperado: quando procuradores-gerais de 22 estados abriram um processo contra a decisão da FCC, esses senadores assinaram uma resolução para manifestar apoio à neutralidade.

Sem neutralidade de rede, empresas de telecomunicações podem, por exemplo, priorizar determinados serviços online ou bloquear plataformas. Uma possível implicação é que consumidores podem ter que pagar a mais para acessar determinados recursos, como streaming de vídeo. Outra é que, por terem respaldo da lei, operadoras dificilmente sofrerão sanções se suas ações prejudicarem a concorrência entre empresas.

Mas essa foi apenas uma batalha. Para a guerra ser vencida, o projeto favorável à neutralidade também deve ser aprovado pelos deputados. A aprovação requer pelo menos 218 votos. Até o momento, há pretensão de 161, aparentemente. Todos vêm de democratas.

Eles conseguiram apoio de três republicanos para a votação no Senado, mas, na Câmara dos Deputados, o número de apoiadores precisa ser muito maior, pois os democratas ocupam 193 cadeiras. Não vai ser fácil, afinal, estamos falando do partido de Donald Trump. O presidente se posiciona ao lado da FCC na tentativa de derrubar a neutralidade.

O passo seguinte vai ser ainda mais complicado. Se a votação dos deputados for favorável, o projeto precisará ser aprovado justamente por Trump. A expectativa é a de que as vitórias no Senado e na Câmara (se esta ocorrer), o processo movido pelos procuradores-gerais e outras manifestações façam o presidente mudar de ideia.

Com informações: Engadget, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados