OnePlus promete dois anos de atualizações do Android

E três anos de correções de segurança

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Em regra, as fabricantes de smartphones não divulgam suas políticas de atualizações de software: sabemos que topos de linha costumam receber duas grandes versões do Android; que algumas empresas são mais lentas que outras; e que muitos celulares não receberão nenhuma atualização. A OnePlus resolveu simplificar as coisas: ela publicou um cronograma que se aplica a todos os aparelhos desde o OnePlus 3.

O cronograma mostra que a OnePlus se compromete a liberar novas versões do Android por 24 meses após a data de lançamento do smartphone (considerando as variantes “T”), o que inclui novos recursos de sistema e correções bimestrais de segurança. Depois disso, os proprietários ainda terão mais 1 ano de suporte estendido com pacotes de segurança disponibilizados a cada dois meses.

Isso significa que o OnePlus 3 (lançado em junho de 2016) e o OnePlus 3T (lançado em novembro de 2016) terão atualizações regulares do Android até novembro de 2018 e correções bimestrais de segurança até novembro de 2019. Para os proprietários desses aparelhos, um novo beta aberto será liberado até o final da semana.

Como isso se compara aos concorrentes?

O Google é uma das poucas empresas que também divulga sua política. Na primeira geração de smartphones Pixel, as atualizações eram garantidas “por pelo menos dois anos a partir da disponibilização do dispositivo na Google Store”. A partir do Pixel 2, isso subiu para “pelo menos três anos”. Com isso, o Pixel 2 e o Pixel 2 XL terão novas versões do Android e correções de segurança até outubro de 2020.

A Motorola costumava ter “atualização garantida para a próxima versão do Android”, mas parou de ressaltar isso nos lançamentos recentes. No entanto, historicamente, os Moto Z e Moto X recebem duas atualizações de versão; os Moto G recebem uma atualização de versão; e os Moto E e Moto C não recebem nada.

A Samsung é uma caixinha de surpresas, mas tem um comportamento consistente nos topos de linha: os Galaxy S e Galaxy Note geralmente recebem duas atualizações de versão. Os Galaxy A também ganham duas, mas vale lembrar que eles já chegam defasados ao mercado, com uma versão anterior do Android. Já os Galaxy J (exceto modelos de baixíssimo custo) recebem uma.

A Apple também não divulga seus planos, mas tem estendido seu prazo de atualizações nos últimos anos: o iPhone 4 (2010) foi do iOS 4 ao iOS 7.1.2; o iPhone 4s (2011) foi do iOS 5 ao iOS 9.3.5; o iPhone 5 (2012) foi do iOS 6 ao iOS 10.3.3; e o iPhone 5s (2013), lançado com iOS 7, receberá o iOS 12 e suas atualizações de segurança ao longo de 2019.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados