OnePlus diz que “não é tão importante” dar 7 anos de atualização de Android

Presidente afirma que update não garante que experiência de usuário será boa. OnePlus oferece quatro anos de atualizações de Android.

Giovanni Santa Rosa
Por
(Imagem: Divulgação/OnePlus)
OnePlus 12 tem quatro anos de atualizações do Android (Imagem: Divulgação/OnePlus)

Kinder Liu, presidente da OnePlus, diz que a política de dar sete anos de atualização do Android “não é tão importante”. Para ele, os updates não garantem que a experiência do usuário será a mesma. A OnePlus oferece quatro anos de atualizações, menos que Google e Samsung, que prometem sete anos.

Em entrevista ao site Tom’s Guide, Liu argumenta que dar mais anos de atualização de software não são o suficiente, porque o que importa é, nas palavras dele, a “fluidez da experiência do usuário”.

O presidente da OnePlus usa uma metáfora: o smartphone é como um sanduíche, o sistema operacional é o recheio e a experiência do usuário é o pão. Mesmo que o recheio dure sete anos, o pão pode ficar mofado antes disso. Ou seja, se a experiência do smartphone “estragar” antes, o sistema atualizado não vai fazer diferença.

A OnePlus não está presente de modo oficial no Brasil. A marca pertence à Oppo, que é uma das cinco maiores empresas do mundo em vendas de smartphones.

OnePlus não segue Samsung e Google

Atualmente, a OnePlus oferece quatro anos de atualizações de Android e cinco anos de atualizações de segurança para o OnePlus Open e o OnePlus 12. Enquanto isso, o Google prometeu sete anos de updates para o Pixel 8, e a Samsung seguiu este movimento no Galaxy S24 — vale dizer que a sul-coreana já tinha uma política de atualizações bastante sólida.

Três smartphones em suportes de acrílico sobre uma mesa com vasos e plantas decorativas
Linha Galaxy S24 receberá atualizações até Android 21 (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Portanto, vale considerar que as declarações de Liu são uma forma de defender a opção da OnePlus. Mesmo assim, a questão da experiência do usuário realmente existe — e afeta até outros sistemas. As últimas atualizações do iOS, por exemplo, chegaram a iPhones lançados há cinco anos. Apesar disso, nem todos os recursos foram disponibilizados para os aparelhos antigos, e sempre há relatos de que o update deixou estes modelos mais lentos.

Como lembra o 9to5Google, não é a primeira vez que a marca não adere a um movimento da concorrência. A marca até hoje não coloca carregamento sem fio em todos os seus modelos — o OnePlus 12, de 2024, tem, mas o OnePlus 11 e o OnePlus Open, de 2023, não contam com essa opção. A empresa diz que o recurso é desnecessário, já que os aparelhos contam com recarga rápida.

Com informações: Tom’s Guide, 9to5Google

Errata: Ao contrário do que dizia uma versão anterior deste texto, alguns smartphones da OnePlus contam com carregamento sem fio. A informação foi corrigida.

Receba mais sobre OnePlus na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados