iOS 11.4.1 permite bloquear acessórios USB para evitar invasão ao iPhone

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Gauthier DELECROIX/Flickr

Enquanto muitos usuários aguardam pelo iOS 12, a Apple lançou nesta segunda-feira (9) uma pequena revisão de seu sistema na versão 11.4.1. A atualização corrigiu alguns erros e liberou o recurso Modo Restrito para USB.

Com ele, o iPhone que estiver bloqueado permitirá o uso de acessórios USB por até uma hora. Após esse período, o celular deixa de reconhecer os dispositivos que se conectarem a ele. Para voltar a usar um acessório, é preciso inserir a senha novamente.

A funcionalidade parece simples, mas pode ajudar os usuários a protegerem seus aparelhos. Ela visa impedir que governos, empresas ou indivíduos usem dispositivos como GrayKey, capazes de descobrir a senha do iPhone e dar acesso aos seus dados para terceiros.

Para ativar o recurso, basta acessar a área de configurações de segurança do iOS e buscar pelo item Acessórios USB. A opção é um pouco confusa: se você quiser dar mais segurança ao iPhone, é preciso mantê-la desativada.

Com isso, você indica que não quer permitir acessórios USB de se conectarem ao celular mais de uma hora depois do bloqueio.

Bloqueio do iOS ainda tem falhas

Apesar de melhorar a segurança dos usuários, o recurso liberado no iOS 11.4.1 tem alguns problemas. Segundo pesquisadores da empresa de cibersegurança ElcomSoft, há uma brecha que permite seguir usando acessórios USB mesmo com a proteção.

Ele descobriram que o iOS zera a contagem do tempo sempre que um dispositivo é conectado. Com isso, basta reconectar o acessório a cada 40 minutos, por exemplo. Quando ele for plugado novamente, o cronômetro do sistema será reiniciado e a pessoa terá mais uma hora. A falha deverá ser corrigida em uma nova atualização do iOS.

Com informações: The Verge (2).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados