Google finalmente explica origens do jogo do dinossauro no Chrome

O Brasil é um dos países que mais joga o pequeno easter egg no browser

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Chrome vem com um jogo escondido e que pode ser liberado sempre que o computador não encontrar conexão. Presente desde 2014 no programa, o Google finalmente explicou as origens deste recurso escondido e que teve como uma das influências em Sonic, para o Mega Drive.

 

O mundo moderno é recheado de easter eggs, ou recursos escondidos e que podem ser ativados em alguns momentos específicos. O Chrome vem com uma ferramenta oculta e interessante para quando você está sem internet: um jogo onde o protagonista é um Tiranossauro Rex e que vai andando para a direita em um típico endless runner, nos moldes bem mais simples do Temple Run.

Erro de conexão, que virou jogo (e procrastinação)

Depois de quatro anos de presença no navegador, o Google publicou uma entrevista com os desenvolvedores que criaram este pedaço de procrastinação garantida. Segundo Sebastien Gabriel, um dos responsáveis pela programação do pequeno game, ele “é uma brincadeira focada em voltar à era pré-histórica, quando você não tinha Wi-Fi. Os cenários de cactos e do deserto fizeram parte da primeira iteração da página “você está off-line”, enquanto o estilo visual é um aceno à nossa tradição de pixel-art nas ilustrações de erro do Google Chrome.”

Tudo começou com um projeto interno chamado de Bolan, nome que veio do último vocalista de uma banda de glam rock dos anos 70, chamada T-Rex. A mecânica de andar eternamente para a direita, com um pulo no começo, vem de Sonic, que fez sucesso com quem tinha um Mega Drive em casa nos anos 90.

Brasil é um dos países que mais joga

Além da história, alguns números foram divulgados e um engenheiro de UX no Chrome, Edward Jung, comentou que este easter egg é jogado 270 milhões de vezes por mês quando somados os jogadores que estão em um PC ou em um smartphone, ou tablet.

Deste total, a maioria dos usuários aparece em países onde a internet não é tão barata ou abundante, como é o caso do Brasil, México e Indonésia. Se você tem internet e não sabe do que estamos falando, basta digitar chrome://dino na barra de endereços do Chrome e, quando carregar o pequeno dinossauro, aperte para cima nas setas do teclado.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados