Vivo expande chamadas por 4G e serviço passa a funcionar em 28 cidades

Vivo aumenta cobertura VoLTE para 10 estados; serviço tem maior qualidade de voz e completa ligações mais rápido

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Vivo expandiu sua cobertura de VoLTE, tecnologia para efetuar e receber chamadas de voz através da rede 4G. O serviço estava restrito a poucos locais, mas a lista atingiu a marca de 28 cidades: isso inclui as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Isso vai se expandir em breve para mais três municípios.

A novidade ficou disponível em Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul; Florianópolis e Blumenau, em Santa Catarina; Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora, em Minas Gerais; Manaus, no Amazonas; e Belém, no Pará. As cidades de Curitiba, no Paraná; Joinville, em Santa Catarina; e Aracaju, no Sergipe, receberão o serviço a partir de 14 de novembro.

Durante o mês de setembro e outubro, a companhia já havia ativado o VoLTE na capital paulista e em mais 11 cidades de SP. No total, serão 31 municípios em todo o Brasil. Confira a cobertura completa da Vivo com as novas adições:

  • AM: Manaus
  • DF: Brasília
  • ES: Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha
  • GO: Rio Verde
  • MG: Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora
  • PR: Curitiba (a partir de 14 de novembro)
  • RJ: Campos dos Goytacazes, Macaé, Niterói e Rio de Janeiro
  • RS: Porto Alegre e Caxias do Sul
  • SC: Joinville (a partir de 14 de novembro)
  • SE: Aracaju (a partir de 14 de novembro)
  • SP: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, Santo André, Santos e Sorocaba.

Comparada com a TIM, a cobertura de VoLTE da Vivo é bem discreta, uma vez que a operadora italiana possui o serviço disponível em mais de 2.000 cidades. Claro e Oi não disponibilizam a tecnologia.

Para utilizar o VoLTE na Vivo é necessário ter um plano pós-pago, pré-pago, controle ou empresarial; ter um aparelho compatível com a função; e estar em uma localidade coberta pelo serviço. Caso o cliente se encontre em uma localidade sem cobertura VoLTE, a chamada será feita normalmente através das redes 3G ou 2G. A lista de dispositivos compatíveis está disponível no site da operadora.

Chamada por 4G não consome plano de dados

O VoLTE entrega diversos benefícios: as ligações são completadas com maior agilidade; entregam maior qualidade de áudio; permitem continuar navegando na internet via 4G; e economizam a bateria do smartphone. Mas para desfrutar da melhor qualidade de áudio, é necessário que os dois dispositivos da chamada estejam funcionando nessa tecnologia.

As chamadas VoLTE não descontam da sua franquia, apesar de serem feitas pela rede 4G (que é primariamente de dados). Ou seja, a tarifação é a mesma de uma ligação normal em seu plano.

Eu moro em Belo Horizonte e sou cliente da Vivo; o VoLTE já estava disponível há algumas semanas na minha linha. O que mais impressiona é a agilidade para completar a chamada; no entanto, tive que desativar o recurso porque as ligações acabavam caindo demais. Tomara que o serviço melhore com o tempo.

Com informações: Mobile Time.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados