Notícias Gadgets

Google Home expande suporte a comandos de voz em português

Google Home permite controlar dispositivos de casa conectada, como lâmpadas, usando comandos de voz em português

Felipe Ventura
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Os alto-falantes Google Home e Home Mini conseguem entender comandos de voz em português desde o ano passado, incluindo perguntas e rotinas para realizar uma sequência de tarefas. Nos últimos dias, os usuários no Brasil repararam que também é possível controlar dispositivos de casa conectada, como lâmpadas, usando o Assistente em nosso idioma.

Foto por Mack Male/Flickr

O usuário @AdrianooRodr do Twitter demonstra em vídeo que é possível ativar as lâmpadas de um cômodo através de voz: o Google Home responde quase que imediatamente ao comando “OK Google, acender cozinha”. A usuária @jujubas teve sucesso ao fazer algo semelhante. Este recurso não estava disponível anteriormente.

Aparentemente, o suporte a português no Google Home e Home Mini está presente apenas para usuários do Android. Para ativá-lo, siga estes passos:

  • abra o aplicativo Google Home;
  • no canto inferior direito, toque em Conta;
  • toque em Configurações e selecione a aba Assistente;
  • toque em Idiomas;
  • toque no idioma atual e depois escolha a opção Português (Brasil).

Vale lembrar que o Google ainda não reconhece oficialmente o português como idioma suportado no Google Home. Este artigo de suporte lista apenas o inglês (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Índia, Cingapura), alemão, coreano, dinamarquês, espanhol (Espanha e México), francês, francês canadense, holandês, italiano, japonês, norueguês e sueco.

O Google diz em sua conta oficial do Twitter: “estamos sempre testando coisas novas em nossos produtos, mas não temos nenhuma novidade para compartilhar no momento sobre a língua portuguesa no Google Home”.

Google Home perdeu (e recuperou) suporte ao português

O suporte ao português no Google Home apareceu em outubro do ano passado, ainda em beta. Ele funcionava inicialmente apenas no iOS e foi expandido para o Android.

Mas, em janeiro deste ano, o alto-falante deixou de responder a comandos em nosso idioma. O Google disse no Twitter, em resposta a um usuário: “o idioma em português ainda não se encontra implementado, a versão que você acessava era apenas uma versão beta”.

Então, ainda em janeiro, nosso idioma voltou — mas aparentemente só para usuários do Android. Ele está presente no Google Home e Home Mini; relatos dizem que o Google Home Hub, com interface gráfica e tela de 7 polegadas, não funciona com o Assistente em português.

Felipe Ventura

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque