Google Chrome testa modo leitura no Windows, macOS e Chrome OS

Chrome está ganhando modo leitura nativo no desktop, que remove anúncios e comentários; saiba como ativar no PC e Mac

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos

O Google Chrome vai enfim ganhar um modo leitura nativo no desktop: o recurso está sendo portado do Android e pode ser testado na versão Canary para Windows, macOS e Chrome OS. O navegador remove anúncios, links sugeridos, seções de comentários, barras laterais, cabeçalhos e rodapés. No entanto, posts incorporados do Twitter e Instagram acabam sumindo também.

Foto por Leonardo Augusto Matsuda/Flickr

Segundo o ZDNet, o Chrome Canary foi atualizado nesta quinta-feira (18) com um modo leitura escondido nas configurações experimentais. Se você tiver essa versão do navegador instalada no Windows ou macOS, basta ir até chrome://flags/#enable-reader-mode e clicar em “Enable”.

Após reiniciar o Chrome Canary, você verá uma opção no menu chamada “Página de conversão” (Distill page). Clique nela, e a página será convertida para o modo leitura, dando foco apenas ao título, texto, imagens e vídeos do YouTube.

No entanto, isso vai sumir com os posts incorporados do Twitter e Instagram; para vê-los, será necessário voltar ao modo padrão. É algo que também ocorre em outros navegadores, como o Firefox e o Microsoft Edge; no geral, o recurso funciona bem.

O modo leitura está presente no Safari desde a versão 5, lançada em 2010; e desde a primeira versão do Microsoft Edge, disponível desde 2015. O novo Edge com base do Chrome vai ganhar essa funcionalidade nos próximos meses. Enquanto isso, o Firefox para desktop tem a “visualização do leitor” desde 2017 (e antes disso na versão para Android).

O Chrome está incorporando o modo leitura de forma nativa, mas não vai substituir totalmente extensões como o Mercury Reader. Como nota o ZDNet, o Google não pretende adotar opções de personalização de fonte ou voz-para-texto que existem no Firefox e Edge.

Esse recurso está sendo portado do Chrome para Android, que tem um modo leitura “oculto”: ele aparece como uma opção “Mostrar visualização simplificada” na parte de baixo de algumas páginas. É possível mantê-lo sempre ativado: vá até chrome://flags no celular, encontre a função “Reader mode triggering” e selecione a opção “Always”.

Como ativar o modo leitura no Chrome Canary

Siga essas instruções caso você esteja no Windows ou macOS:

  • baixe e instale o Chrome Canary, que cria uma instalação separada do Chrome em seu computador;
  • vá até chrome://flags/#enable-reader-mode;
  • em Enable Reader Mode, selecione a opção Enabled e clique em Relaunch now;
  • para ativar o modo leitura, abra uma página, vá até o menu e escolha a opção Página de conversão.

Se você usa o Chrome OS, precisa seguir estas instruções para entrar no canal Canary. O Chrome Canary não está disponível para distribuições do Linux.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados