Windows 10 vai receber cantos arredondados e ícones 3D na interface

Navegador Edge e campos de busca no Windows 10 adotam design com cantos arredondados, saindo do visual do Windows 8

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft está fazendo uma mudança sutil, mas importante, no design do Windows 10: o campo de busca na barra de tarefas, o app Clima e o navegador Edge estão adotando elementos com cantos arredondados, deixando de lado um dos aspectos visuais mais notáveis do Windows 8. Os ícones do sistema também adotarão efeitos 3D, seguindo o exemplo do Office.

Zac Bowden, do Windows Central, publicou no Twitter que a Microsoft está testando uma interface de busca centrada na tela. Isso está presente na prévia da versão 20H1, que será lançada em 2020. Antes, a busca ficava no canto inferior esquerdo, junto à Cortana, mas a assistente pessoal agora fica separada em um ícone próprio.

Há outra mudança visível: os cantos arredondados. Bowden disse anteriormente que esta “parece ser uma tendência crescente no design da Microsoft. Espere ver isso aparecer em mais áreas do software da Microsoft nas próximas semanas, meses e anos”. Isso inclui o Windows, Office e Xbox.

O Microsoft Edge com Chromium, por exemplo, tem abas e campos de texto com cantos arredondados. Bowden diz que isso vai permanecer no futuro.

O usuário Hamid Chabane notou que o aplicativo Clima tem cantos arredondados no campo de busca. No meu PC, ele também está assim:

E em uma captura de tela divulgada recentemente pela Microsoft, o campo de busca na barra de tarefas também aparece com cantos arredondados. A imagem demonstra como PCs podem receber notificações do Android através do aplicativo Seu Telefone.

Bowden diz que os cantos arredondados serão mais presentes no Fluent Design, linguagem que adota elementos translúcidos, efeitos de luz e camadas de profundidade. Ela vem sendo incorporada aos poucos no Windows 10 nesses últimos anos.

Windows 10 ganhará cantos arredondados e novos ícones

O Windows 10 também ganhará novos ícones com efeitos 3D, assim como o Office. Jon Friedman, chefe de design do Office na Microsoft, disse em dezembro que haverá “um esforço entre várias partes da empresa para atualizar todos os ícones no mesmo estilo”.

Será algo mais ou menos assim:

É possível que a Microsoft anuncie novidades para seu design durante a conferência Build, que começa na próxima segunda-feira (6) em Seattle.

Com informações: MSPowerUser.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados