Microsoft Edge testa bloqueio de rastreamento na web e modo IE

Microsoft Edge com base no Google Chrome terá modo Internet Explorer; navegador pode ser testado no Windows 7, 8, 8.1 e 10

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Edge no Windows 7

A Microsoft prometeu que o novo Edge com base no Chrome teria uma forma nativa de evitar rastreamento na web, além de um modo Internet Explorer voltado para empresas: ambos os recursos estão em testes no navegador para Windows 7, 8, 8.1 e Windows 10. Você poderá escolher entre três níveis de bloqueio de trackers, e poderá abrir sites legados no IE em poucos cliques.

Você é rastreado na web através de cookies e scripts para coletar informações de uso dos sites, a fim de personalizar anúncios. O Microsoft Edge oferece três níveis de proteção contra isso:

  • básico: bloqueia apenas rastreadores maliciosos, que coletam seus dados e os enviam para sites que você não visitou;
  • equilibrado: bloqueia rastreadores maliciosos e alguns trackers de terceiros;
  • rigoroso: bloqueia quase todos os rastreadores de terceiros, e pode quebrar alguns sites.

Microsoft Edge testa bloqueio a rastreamento

A Microsoft explica que adicionou um novo componente ao Microsoft Edge chamado Trust Protection Lists: ela reúne as organizações que podem estar tentando rastrear usuários na web. É com base nessas listas que o navegador decide quais trackers bloquear.

Em alguns casos, o Edge impede que o rastreador tenha acesso a arquivos armazenados no navegador. Em outros, ele até mesmo deixa de carregar alguns elementos da página, como scripts, pixels e iframes de rastreamento.

Este não é um bloqueador de anúncios como o AdBlock, e sim um recurso de privacidade semelhante ao Ghostery. Você pode ver o número de rastreadores bloqueados clicando no ícone de cadeado, à esquerda da barra de endereços:

Microsoft Edge testa bloqueio a rastreamento

Para testar o bloqueio de rastreamento, você precisa instalar o Microsoft Edge Canary e ativar o recurso em edge://flags#edge-tracking-prevention. Depois de reabrir o navegador, vá em Configurações > Privacidade e serviços para escolher um nível de bloqueio.

Microsoft Edge prepara integração com Internet Explorer

Microsoft Edge testa modo Internet Explorer

Quanto à integração do Edge com o Internet Explorer, há pouco a dizer no momento. O recurso está em testes e, por enquanto, dá uma mensagem de erro e abre as páginas em uma janela separada do IE.

Você pode experimentar isso no Edge Canary indo em Mais ferramentas > Exibir esta página usando Internet Explorer. Surgirá uma mensagem avisando que “a versão do Internet Explorer neste dispositivo não tem suporte à integração com o Microsoft Edge”, e o site será carregado em uma janela do IE.

Microsoft Edge testa modo Internet Explorer

É necessário ativar a flag edge://flags/#edge-internet-explorer-integration. No futuro, os sites serão carregados dentro do Edge usando a engine do IE para o caso de sistemas legados, bastante comuns em empresas.

O Microsoft Edge pode ser testado nos canais Canary (atualizado todo dia) e Dev (atualizado semanalmente) no Windows 10, 8.1, 8 e Windows 7.

Com informações: Microsoft, MSPowerUser, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados