Microsoft diz que Edge ficou 42% mais rápido, mas você pode não ter notado
Ajustes na interface de usuário (UI) deixou Microsoft Edge mais rápido principalmente em computadores com hardware modesto
Ajustes na interface de usuário (UI) deixou Microsoft Edge mais rápido principalmente em computadores com hardware modesto
Se você usa o Edge regularmente no Windows, pode ter percebido que o navegador ficou mais rápido nas últimas versões. Ou não. A Microsoft diz que o ganho de desempenho é de 42% atualmente. Mas, como as mudanças que levaram a isso foram implementadas progressivamente, talvez você não tenha notado a diferença.
O ganho de desempenho diz respeito à interface de usuário (UI, na sigla em inglês), que está mais responsiva desde a versão 122 do Edge, explica a Microsoft. Outra otimização envolve a área de favoritos, que desde a versão 124 se expande ou é recolhida com 40% mais rapidez. Hoje, o browser está na versão 125.
Para alcançar esses aprimoramentos, a Microsoft utilizou como ponto de partida um sistema de telemetria, isto é, dados que são coletados dos computadores dos usuários com o intuito de medir aspectos de desempenho.
Como base nessa análise, os desenvolvedores do Edge identificara, alguns pontos que precisavam de melhorias. Um exemplo dado pela Microsoft:
O modo como organizamos o código de UI no Edge não era suficientemente modular. As equipes que trabalhavam em componentes distintos compartilhavam pacotes em comum mesmo quando isso não era estritamente necessário. Isso fez uma parte do código de IU deixar outra mais lenta, compartilhando recursos desnecessariamente.
A solução consistiu em ajustar o modo como esse compartilhamento de recursos é feito.
A companhia também explicou que o Edge utilizava muito código em JavaScript para renderizar a interface de usuário, mas que isso também afeta o desempenho. Os desenvolvedores atenuaram esse problema aplicando, entras outras medidas, pacotes de código menores que, como tal, demandam menos execução em JavaScript.
Esse conjunto de ajustes foi batizado pela Microsoft de WebUI 2.0. Uma demonstração do ganho de desempenho aparece no vídeo a seguir:
Essas e outras medidas fizeram o navegador ser 42% mais rápido em relação às versões anteriores ao Edge 122. Ainda de acordo com a Microsoft, o ganho de desempenho é mais perceptível em computadores sem SSD e que contam com menos de 8 GB de RAM. Neles, a velocidade da interface de usuário ficou 76% melhor.
A Microsoft promete mais:
Essa é só a ponta do iceberg. Durante os próximos meses, nós continuaremos a melhorar a capacidade de resposta de muitos outros recursos do Edge, como histórico, downloads, carteira e muito mais.