Engajamento com influenciadores no Instagram nunca esteve tão baixo

Aumento expressivo de postagens patrocinadas é uma das explicações

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Elijah O'Donnell / curtidas no Instagram / Unsplash

O Instagram é a rede social preferida para ações de marketing envolvendo os chamados influenciadores digitais. Embora muitas marcas consigam realizar campanhas com resultados satisfatórios no serviço, o momento requer atenção: um levantamento da InfluencerDB indica que o engajamento com influenciadores nunca esteve tão baixo.

Nas medições da InfluencerDB, a taxa de engajamento corresponde à média de curtidas nas postagens em relação ao número de seguidores do influenciador.

Atualmente, essa taxa está com média de 3,6% para contas com pelo menos 10 mil seguidores. Influenciadores com algo entre 5 mil e 10 mil seguidores têm engajamento de 6,3%. Já aqueles na faixa entre 1 mil e 5 mil seguidores têm taxa de engajamento de 8,8%.

Mesmo não revelando todos os números, a InfluencerDB indica que essas porcentagens estão mais baixas que nos anos anteriores. A empresa dá como exemplo a categoria de influenciadores de viagens, que registrava engajamento médio de 8% em 2018 e, em 2019, caiu para 4,5%. Categorias como moda, alimentação e beleza também registraram quedas.

As causas para o problema são numerosas, mas um fator parece ter mais peso: o número de postagens patrocinadas aumentou tanto que, ao que tudo indica, o engajamento dos usuários acabou ficando diluído.

Apesar disso, o mercado de influência digital não está morto. O que os especialistas recomendam é a criação de campanhas planejadas com mais cuidado, que levem mais em conta a qualidade e o contexto do conteúdo do influenciador do que o seu número de seguidores.

A própria InfluencerDB indica que campanhas junto a pequenos influenciadores podem trazer mais resultados, talvez porque, em muitos casos, eles se dedicam a nichos mais específicos.

Um número crescente de instagramers usa a região de Chernobyl (Prypyat) como cenário

Um número crescente de instagramers usa a região de Chernobyl (Pripyat) como cenário

Trabalhar com postagens patrocinadas em vez de oferecer “mimos” em troca de divulgação também parece ser mais eficaz, de acordo a InfluencerDB. Uma das explicações para isso é que os influenciadores tendem a fazer um trabalho mais profissional quando são remunerados.

Exemplos de que campanhas com influenciadores devem ser criteriosas não faltam. O notável caso da jovem Arii, que não conseguiu vender o número mínimo de 36 camisetas para uma marca de roupas mesmo tendo 2,6 milhões de seguidores é um bom exemplo.

Outro é o dos instagramers que, pegando carona na série da HBO, transformaram a região de Chernobyl em cenário para poses descontraídas ou, em alguns casos, até sensuais, sem levar em conta que uma tragédia gravíssima ocorreu ali. Essa aparente falta de bom senso evidencia a importância de uma análise cuidadosa na seleção de influenciadores para campanhas.

Com informações: Mobile Marketer.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados