Microsoft deve anunciar Surface com processador ARM

Microsoft deve lançar ainda os Surface 3 de 13 e 15 polegadas, além do Surface Pro 7

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Surface com ARM

Amanhã, quarta-feira (2), a Microsoft vai anunciar em Nova York a sua nova leva de portáteis Surface. Mas, para variar, vazamentos já surgiram para estragar a surpresa. Um deles reforça os rumores de que companhia irá lançar um Surface com processador ARM.

Se os vazamentos estiverem corretos — e provavelmente estão, pois eles vieram de Evan Blass (@evleaks) —, a Microsoft apresentará pelo menos dois novos laptops, além de um novo híbrido da linha Surface Pro e o modelo com chip ARM.

Duas das novidades serão os modelos sucessores da linha Surface 2: o Surface 3 de 13 polegadas e o Surface 3 de 15 polegadas (com tela de 15,6 polegadas, na verdade).

Linha Surface 3

Linha Surface 3

As imagens indicam que ambos terão design semelhante ao dos modelos atuais. As principais mudanças deverão estar no hardware — fala-se inclusive que a Microsoft usará processadores da AMD na linha.

Outra novidade deve ser o Surface Pro 7. O novo dois em um (tablet + laptop) deverá ser um pouco mais fino que o seu antecessor (o Surface Pro 6), mas manterá o padrão de design deste. Aparentemente, o modelo trará porta USB-C e, claro, teclado removível que também faz as vezes de capa de proteção.

Surface Pro 7

Surface Pro 7

Surface Pro 7

Mas o título de principal novidade provavelmente ficará para o Surface com processador ARM. O modelo deve ser equipado com um chip da Qualcomm, ser compatível com LTE (ou mesmo 5G) e contar com autonomia de bateria estimada em 20 horas.

Está aí, na bateria, uma das razões para a Microsoft lançar um Surface com chip ARM. Essa arquitetura tem consumo de energia significativamente menor em relação aos processadores da Intel e AMD.

Além disso, via de regra, chips ARM não fazem o equipamento aquecer muito — não havendo necessidade de mecanismos avançados de refrigeração, é possível tornar o dispositivo como um todo mais fino.

Provável Surface com chip ARM

Provável Surface com chip ARM

Essas vantagens são acompanhadas de um preocupação: a de que o equipamento tenha problemas de desempenho com o Windows 10 ou incompatibilidade com aplicativos importantes para a plataforma. Prova disso é que o Surface RT, tablet com chip ARM que a Microsoft anunciou em 2012, foi tudo, menos um sucesso de vendas.

Mas os tempos são outros. O Windows 10 foi otimizado para funcionar com ARM e a Qualcomm promete bastante desempenho na plataforma com os chips Snapdragon 8cx, que foram projetados especialmente para laptops — não está claro se o Surface com ARM vai ter como base um processador dessa linha, porém.

Evan Blass não liberou fotos, mas apontou que, além de todos esses modelos, a Microsoft deve anunciar um Surface com duas telas.

Como você já sabe, a Microsoft revelará os novos Surfaces nesta quarta-feira. O Tecnoblog trará todas as novidades, é claro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados