Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine) é lançado com Linux 5.3 e boot mais rápido

Kernel Linux 5.3, Gnome 3.34 e drivers Nvidia estão entre as novidades do Ubuntu 19.10

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ubuntu 19.10

Assim como abril, todo mês de outubro traz uma nova versão do Ubuntu Linux. A tradição segue firme e forte: esta quinta-feira (17) é a data que a Canonical escolheu para o lançamento oficial do Ubuntu 19.10, codinome Eoan Ermine.

A nova versão vem com o kernel Linux 5.3, o Gnome 3.34 (uma versão que promete melhora sensível da performance), o PulseAudio 13.0 e, como não poderia deixar de ser, versões recentes de softwares como Firefox, Thunderbird e LibreOffice.

O Ubuntu 19.10 também traz a confirmação de uma promessa feita pela Canonical em junho: depois de anunciar a decisão de encerrar o suporte a aplicativos de 32 bits (i386) na distribuição, a companhia desistiu dessa ideia após intensa reação contrária. Isso significa que softwares como Wine e Steam continuam plenamente compatíveis com o sistema operacional.

Falando em Steam (jogos), o Ubuntu 19.10 vem ainda com drivers para placas de vídeo GeForce desenvolvidos pela própria Nvidia — até então, era preciso baixá-los separadamente. Isso significa que os usuários poderão contar com mais desempenho em jogos ou aplicações que exigem bastante da GPU. Por outro lado, a decisão de incluir esses drivers na imagem do sistema levanta alguma polêmica por eles serem proprietários. De todo modo, o uso desses drivers é opcional.

Outras duas novidades que merecem menção são o suporte ao sistema de arquivos ZFS (ainda que em caráter experimental) e ao padrão de descompressão LZ4 que, entre outros benefícios, deve deixar o boot do Ubuntu mais rápido (apesar de, normalmente, o sistema operacional já ser bem ágil na inicialização).

O Ubuntu 19.10 Eoan Ermine já pode ser baixado. Usuários do Ubuntu 19.04 poderão fazer a atualização para a nova versão automaticamente.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados