Elon Musk publica tweet usando internet via satélite da Starlink

Sistema deve estar disponível comercialmente já no ano que vem

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Satélite Starlink, da SpaceX

Na manhã de hoje (22) Elon Musk publicou um tweet utilizando seu próprio sistema de satélites Starlink, que foram lançados para o espaço no primeiro semestre deste ano. Eles fazem parte de uma constelação de dezenas de pequenos satélites que são da empresa SpaceX e que proverão internet em basicamente qualquer lugar do planeta.

O Starlink é um sistema de pequenos satélites que cobrirão o planeta Terra, entregando internet de alta velocidade até mesmo em áreas rurais, com 1 Gb/s de conexão. Elon Musk, CEO de empresas como a SpaceX que levou estes satélites para longe do chão, e da Tesla, publicou em seu perfil do Twitter uma mensagem que diz ter utilizado o Starlink como provedora de internet.

Ele comenta que o serviço funcionou perfeitamente e este pode ser um dos primeiros usos reais da rede.

Por enquanto o número de satélites Starlink em órbita não chega em 100 e todos chegaram por lá de carona com o foguete Falcon 9, da SpaceX. Até 2024 serão 12 mil unidades que se comunicarão para levar a internet ao usuário – com mais 30 mil já em planejamento.

Todos estão em órbita e em uma distância de 440 quilômetros da superfície, perto da altitude de órbita da Estação Espacial Internacional que fica em mais ou menos 400 quilômetros acima do nível do mar. A previsão para que o sistema esteja disponível para uso comercial está para algum momento do ano que vem.

Com informações: Mashable e TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados