Instagram agora sugere quais contas você deveria parar de seguir

Instagram lança ferramenta para descobrir perfis "mais exibidos no feed" e "com quem teve menos interações"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Instagram está lançando uma ferramenta para ajudar a limpar seu feed: você poderá descobrir as contas que você segue e com as quais menos interage, a fim de decidir se para de segui-las ou não. A rede social também mostra os perfis que você mais visualiza no feed.

Como ver opção “menos interações” do Instagram

Ao abrir o aplicativo e tocar em Perfil > Seguindo, será possível visualizar duas novas opções: “mais exibidos no feed” e “com quem teve menos interações”. Você pode facilmente deixar de seguir uma conta tocando no botão Seguindo.

E se você estiver interagindo pouco porque o algoritmo do Instagram decidiu esconder uma conta do seu feed? Nesse caso, dá para tocar nos três pontos (…) e escolher a opção Gerenciar notificações. Dessa forma, você pode ser avisado quando o perfil publicar uma nova foto, story ou vídeo do IGTV.

As opções “mais exibidos no feed” e “menos interações” vão aparecer ao longo dos próximos dias nos aplicativos para Android e iPhone; você precisará ter a versão mais recente instalada no celular.

Instagram

“Sabemos que, com o tempo, seus interesses e relacionamentos podem evoluir e mudar”, explica um porta-voz da rede social ao TechCrunch. “Queremos facilitar o gerenciamento das contas que você segue no Instagram para que elas representem melhor suas conexões e interesses atuais.”

Como exemplos, o Instagram menciona um usuário que se formou da escola ou faculdade, e não quer mais acompanhar os outros alunos; alguém que se mudou para uma nova cidade; e uma pessoa que não queira acompanhar um hobby antigo.

O Instagram já deixava organizar as contas que você segue por ordem cronológica, isto é, por data de seguimento mais antiga ou mais recente. Só não espere ver uma ordem cronológica no feed: a organização por algoritmo vem dando muito certo para a rede social, que faturou US$ 20 bilhões com anúncios no ano passado.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados