Fortnite dispara tráfego de internet na Itália em quarentena

Jogos online como Fortnite levam a aumento de 70% no tráfego de internet da Telecom Italia

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fortnite

A Itália impôs uma quarentena em todo o país, proibindo a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de atividades comerciais não-essenciais, a fim de limitar o contágio do coronavírus (COVID-19). Isso significa que muitas pessoas estão trabalhando de casa, e muitos jovens estão aproveitando as “férias” com mais partidas de Fortnite e Call of Duty.

“Notamos um aumento de mais de 70% do tráfego de internet em nossa rede de telefonia fixa, com uma grande contribuição de jogos online como Fortnite“, disse Luigi Gubitosi, diretor executivo da Telecom Italia, na quarta-feira (11).

A Telecom Italia sofreu problemas com perda de conexão nesta semana, devido ao uso mais intenso de internet residencial no país. A operadora diz à Bloomberg que o problema foi resolvido: “a rede da Telecom Italia está funcionando perfeitamente e com volumes maiores em comparação com os dias anteriores”.

Os jogos multiplayer ocupam muita largura de banda, mas isso também é verdade para videochamadas de​​ quem faz home office. A Telia Carrier, que opera uma das maiores redes intercontinentais de fibra óptica no mundo, diz que “todos os grandes players do mercado de videoconferência pediram atualizações de largura de banda nos últimos 10 dias, e alguns solicitam aumento de 5x”.

Operadoras no Reino Unido e EUA reagem ao coronavírus

Outras operadoras estão aumentando a capacidade de rede em outros países: é o caso da Vodafone no Reino Unido, que está se preparando para eventuais medidas mais rígidas do governo para distanciamento social. Em terras britânicas, 10 pessoas morreram de COVID-19 e 590 estão infectadas com o novo coronavírus.

Nos EUA, a AT&T deixará de cobrar taxas de quem ultrapassar a franquia mensal de dados; a banda larga fixa tem limite de GB, algo que as operadoras brasileiras tentam implementar por aqui.

A Comcast não anunciou medidas sobre a franquia de dados, mas aumentou a velocidade do seu plano Internet Essentials para pessoas de baixa renda, de 15 Mb/s (2 Mb/s de upload) para 25 Mb/s (3 Mb/s de upload). Ele é gratuito por 60 dias de serviço gratuito, e então custa US$ 9,95 ao mês.

No mundo todo, o COVID-19 foi responsável por mais de 4,7 mil mortes, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Cerca de 130 mil pessoas contraíram o vírus.

Com informações: Bloomberg, CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados