YouTube Shorts, rival do TikTok, já aparece para alguns usuários

Após surgimento dos primeiros rumores, alguns usuários já relatam acesso ao YouTube Shorts

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube Shorts (capturas por Mishaal Rahman / XDA Developers)

YouTube Shorts (capturas por Mishaal Rahman / XDA Developers)

Parece que o Google está mesmo determinado a enfrentar o TikTok com o YouTube Shorts: após o surgimento das primeiras informações sobre essa modalidade, algumas pessoas já relatam, nas redes sociais, acesso a ela. Tudo indica que o YouTube está fazendo testes com um pequeno grupo de usuários.

A ideia consiste em fazer do Short uma seção dentro do YouTube voltada a vídeos de curta duração complementados com efeitos sonoros ou visuais, a exemplo do próprio TikTok.

Para reforçar o engajamento, o YouTube deverá até fechar acordos com gravadoras e detentores de direitos autorais para permitir que os usuários tenham acesso a uma diversidade de músicas para aplicar nas gravações.

Na primeira olhada, os vídeos do YouTube Shorts são bastante parecidos com as stories que aparecem na plataforma, mas podem ser diferenciados pela exibição do tempo de duração e do título da publicação. Já a capa das histórias exibe o avatar centralizado e o nome do canal.

Aparentemente, os shorts do YouTube abrangerão um número maior de usuários, ou seja, não serão limitados apenas a contas populares. Além disso, vídeos de curta duração (supostamente, com até 30 segundos) e orientação vertical poderão ser convertidos automaticamente para shorts, indica um usuário.

Por ora, tudo isso não passa de um teste. O Google ainda não confirmou quando e se pretende mesmo disponibilizar o YouTube Shorts. Mas, se levarmos em consideração que o TikTok não para de ganhar popularidade, não vai ser surpresa se o lançamento oficial for feito nas próximas semanas.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados