Quick Charge 3+ promete carregar 50% da bateria em 15 minutos

Quick Charge 3+, da Qualcomm, deve “democratizar” recarga rápida em celulares mais baratos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Qualcomm - recarga rápida

A Xiaomi escolheu esta segunda-feira (27) para lançar o Mi 10 Lite Zoom. Além de uma câmera com alcance óptico de 5x, o modelo traz outro recurso notável: a tecnologia Quick Charge 3+, que acaba de ser anunciada oficialmente pela Qualcomm.

O objetivo é permitir recarga rápida do celular, obviamente. Quão rápida? A Qualcomm diz que o Quick Charge 3+ possibilita que a bateria vá de 0 a 50% de carga em apenas 15 minutos e consegue ser 35% mais rápido nessa tarefa do que as tecnologias antecessoras.

Talvez você tenha ficado confuso com a novidade, afinal, o Quick Charge 4+ existe desde 2017 e trouxe promessas parecidas. Mas não se trata de nenhum engano: de certo modo, o Quick Charge 3+ é uma versão do Quick Charge 4+ direcionada a celulares mais acessíveis, embora com algum nível de sofisticação.

Prova disso é que os primeiros chips compatíveis com a nova tecnologia são o Snapdragon 765 e o 765G — este último é justamente o que equipa o Xiaomi Mi 10 Lite Zoom.

Qualcomm Quick Charge 3+

É verdade que os mencionados processadores são voltados a smartphones cujas especificações se aproximam de modelos high-end. Não por acaso, o Snapdragon 765 e o 765G também são compatíveis com o Quick Charge 4+.

O fator custo-benefício deverá ficar mais visível em chips intermediários compatíveis com o Quick Charge 3+ a serem lançados nos próximos meses pela Qualcomm. Para celulares equipados com eles, a tecnologia poderá permitir otimização no carregamento rápido na comparação com o Quick Charge 2.0 ou 3.0, mas sem aumento expressivo dos custos de implementação.

A nova tecnologia é compatível com dispositivos baseados nas versões antigas do Quick Charge, suporta cabos USB-A para USB-C e, na comparação com as gerações anteriores, ocasiona aquecimento com até 9 graus Celsius a menos durante as recargas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados