Google testa fone de ouvido com controle por pressão nos fios

Protótipo de fone de ouvido com fio inteligente do Google é capaz de pausar ou trocar de músicas direto pelo cabo

Bruno Gall De Blasi
Por

O Google está testando um fone de ouvido cujos controles estão no próprio fio do acessório. Apresentado em um blog da companhia na última sexta-feira (15), o protótipo possui sensores de pressão no cabo, conhecido como “I/O braid”, para pausar músicas ou aumentar e diminuir o volume do celular. Não há previsão de lançamento do gadget.

Google I/O Braid (Foto: Reprodução/Google)

A tecnologia do Google é capaz de controlar o celular direto pelo fio do fone do ouvido, sem depender de botões. Os comandos são realizados por meio de gestos. Ou seja, basta o usuário apertar uma vez o cabo para pausar o áudio ou pressioná-lo duas vezes para passar para a próxima música, por exemplo.

A inovação ainda permite ajustar o volume do celular direto pelo cabo. Para isso, é só segurar o fio com o polegar e arrastar o indicador para cima ou para baixo.

Isso é possível graças a um fio inteligente de tecido com a tecnologia conhecida como “helical sensing matrix” (“matriz de detecção helicoidal”, em tradução livre). Dessa forma, o toque do usuário pode ser detectado em qualquer parte do cabo.

As utilidades do fio inteligente vão além de fones de ouvido. Segundo o Google, a tecnologia pode ser aplicada, também, em caixas de som e até mesmo em roupas.

Google I/O Braid (Foto: Reprodução/Google)

A precisão dos sensores é de cerca de 94%, de acordo com testes realizados pela companhia com 12 participantes. “Esse resultado é encorajador, especialmente devido à expressividade permitida por uma matriz de sensores de baixa resolução (oito eletrodos)”, afirma.

Não há previsão de lançamento de um fone de ouvido ou gadget que utilize o cabo inteligente.

Com informações: Google AI Blog, The Verge e CNET

Relacionados

Relacionados