Google Meet anuncia cancelamento de ruído no Brasil

Com o cancelamento de ruído, o Google Meet reduz barulhos que costumam atrapalhar chamadas de voz e vídeo

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Meet usa IA para cancelar ruído em chamadas de vídeo (Foto: Reprodução/YouTube)

O Google Meet começou a oferecer em junho o cancelamento de ruído em suas chamadas. A melhoria foi liberada para um grupo de usuários da G Suite e, nas próximas semanas, será expandida para mais países, incluindo o Brasil. Segundo o Google, ela ficará disponível para usuários dos planos G Suite Enterprise, G Suite Enterprise Essentials e G Suite Enterprise for Education.

O cancelamento de ruído do Google Meet usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para remover das chamadas o barulho no ambiente de quem está falando. O serviço filtra ruídos que têm uma variação ampla de frequência em pequenos intervalos de tempo, como o som de digitação no teclado, portas fechando ou construções.

Segundo o Android Police, o recurso está sendo desenvolvido desde 2018. Para treinar sua inteligência artificial, o Google testou a solução em chamadas de voz e vídeo com seus funcionários e em vídeos do YouTube. A empresa, no entanto, afirma que nem todo ruído é cancelado. A fala de pessoas na TV ou próximas de quem está na reunião ainda poderão ser ouvidas.

Por outro lado, o Google também recomenda que os usuários não habilitem o cancelamento de ruído caso queriam tocar um instrumento musical em uma chamada, por exemplo. Isso porque, como esperado, esse sons também serão removidos pela plataforma.

Ao anunciar o cancelamento de ruído no Google Meet, a empresa destacou que a mudança não interfere na privacidade dos usuários, já que o conteúdo segue criptografado. Isso significa que a companhia não analisará as chamadas, mesmo que queira usar esse material para melhorar a ferramenta.

Para conferir se o Google Meet já liberou a opção para você, basta visitar a página inicial do serviço do navegador, acessar as configurações (o ícone de engrenagem) e verificar se a aba Áudio tem o item cancelamento de ruído. O recurso será liberado primeiro na versão web e levará mais tempo para chegar aos aplicativos de Android e iOS.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados