Google Meet usa IA para cancelar ruído em chamadas de vídeo

Ferramenta do Google Meet promete reduzir barulhos incômodos durante reuniões por chamadas de voz e vídeo

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Meet usa IA para cancelar ruído em chamadas de vídeo (Foto: Reprodução/YouTube)

O Google utilizará inteligência artificial para cancelar ruído em chamadas de voz e vídeos realizadas pelo Google Meet. O recurso para impedir barulhos incômodos em videoconferências começou a ser liberado aos usuários do serviço nesta segunda-feira (8). A ferramenta estará disponível gradualmente aos assinantes do G Suite.

 

A ferramenta de cancelamento de ruído é uma novidade aguardada desde abril no serviço de videoconferência do Google. Assim como a solução do Microsoft Teams, revelada no mês anterior, o recurso do Google Meet promete reduzir sons invasivos que atrapalhem videochamadas.

O sistema de cancelamento de ruído do Google utiliza recursos de inteligência artificial (IA) e machine learning para melhorar a qualidade do áudio. Mas, vale lembrar, nem todo barulho incômodo é bloqueado. “Funciona bem em uma porta batendo. Funciona bem em cães latindo; crianças brigando, mais ou menos” explica o diretor de gerenciamento de produtos do G Suite, Serge Lachapelle, ao VentureBeat.

A garantia de privacidade é outra promessa da ferramenta. “Não analisamos nada do que está acontecendo nas reuniões, a menos que você decida gravar uma reunião”, explica o executivo. “A maneira como vamos trabalhar é através dos canais e suporte de nossos clientes e assim por diante, tentando identificar casos em que as coisas não funcionaram conforme o previsto. Internamente, no Google, há reuniões gravadas e, se alguém identificar um problema que ocorreu, esperamos que o envie à equipe. Mas não analisamos gravações para esse fim, a menos que alguém nos envie o arquivo manualmente”.

A nova função estará ativa por padrão para todos os assinantes do G Suite Enterprise e G Suite Enterprise for Education, inicialmente na versão web do Google Meet (meet.google.com). Para desativar o cancelamento de ruído, é preciso acessar as configurações de áudio e vídeo da conversa e desmarcar a opção “Noise cancellation” (“Cancelamento de ruído”, em tradução livre).

A ferramenta será disponibilizada nos aplicativos para Android e iOS no futuro.

Outras novidades do Google também foram apresentadas em abril junto com a ferramenta de cancelamento de ruído. Entre elas estão a visualização em grade, apresentações de abas do Google Chrome e recursos para melhorar a iluminação da imagem em ambientes escuros.

Com informações: VentureBeat e Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados