Caixa nega falha em transferências para Nubank e PicPay

Clientes do Nubank e PicPay tiveram problemas em pagamento de boleto bancário na Caixa; fintechs dizem que culpa é do banco

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Caixa Econômica Federal

Esta semana, clientes do Nubank e PicPay apontaram problemas em transações envolvendo pagamento de boleto bancário na Caixa Econômica Federal (CEF), uma das principais formas de transferir o auxílio emergencial de R$ 600. As fintechs dizem que a culpa é do banco; enquanto isso, a Caixa declara que não identificou falhas em seus sistemas internos.

Em comunicado ao Tecnoblog, a Caixa diz: “acerca de relatos de intercorrências em pagamentos e transferências do Caixa Tem para fintechs, não foram identificadas falhas nos sistemas internos do banco”.

Segundo a Caixa, hoje foram processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança. Além disso, “foram realizados com sucesso mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual”.

Nubank reitera que houve falha no sistema da Caixa

Questionado pelo Tecnoblog, o Nubank mantém seu posicionamento: alguns de seus clientes que pagaram boletos na Caixa entre abril e junho receberam um valor maior que o correto “devido a uma falha no sistema da própria CEF”.

A fintech começou a fazer o estorno dos valores excedentes com o aviso “ajuste realizado” no extrato da conta digital. Isso pegou de surpresa os clientes que não constataram pagamento a mais (ou em duplicidade) na transferência via boleto; é como se estivessem sumindo com o dinheiro deles. Os usuários afetados já receberam os valores de volta.

“O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa já reverteu os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha”, diz a empresa. “A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.”

PicPay culpou instabilidade do Caixa Tem

Procuramos o PicPay, mas não tivemos resposta até a publicação deste post. Na terça-feira, a fintech nos enviou a seguinte explicação: “por instabilidade do sistema do Caixa Tem, um pequeno percentual das transações entre o aplicativo e o PicPay não é concluído; nesses casos, o usuário deve fazer nova tentativa”.

Alguns clientes têm dificuldade em pagar boletos de transferência no Caixa Tem para enviar dinheiro ao PicPay. Outras pessoas não conseguem transferir o saldo para outra instituição bancária: a transação aparece como “concluída”, mas é cancelada após alguns dias.

Vale lembrar que a Poupança Social Digital restringe saques e transferências para outros bancos. O método encontrado para burlar essa limitação é gerar um boleto no Nubank, PicPay ou Mercado Pago e pagá-lo no Caixa Tem para enviar o dinheiro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados