Google Maps enfim prepara modo escuro para app de Android

Modo escuro (dark mode) em todo o Google Maps foi visto na versão 10.50 (beta)

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Maps no Android (Imagem: Deepanker Verma/Pixabay)

Parece que finalmente o Google Maps vai ganhar o modo escuro (dark mode) por completo no app de Android. A empresa trabalha para disponibilizar esse recurso desde o ano passado e tudo leva a crer que eles já estão finalizando os testes, e logo menos a atualização deve chegar a todos os usuários. Vale lembrar que, por enquanto, o app só fica escurecido no modo navegação (GPS).

Google Maps deve liberar modo escuro por completo em breve

A novidade foi descoberta pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, que compartilhou imagens no Twitter. Já o site 9to5Google encontrou strings que confirmam que o Google está trabalhando para liberar o dark mode no Google Maps, na versão 10.50 (beta).

Será possível ativar o recurso através do menu no app ao clicar em “Aparência”. De acordo com o site, a gigante das buscas irá disponibilizar três opções: tema escuro, claro e padrão do dispositivo. As imagens divulgadas por Paluzzi revelam que o Google ainda está finalizando alguns detalhes: observe que muitas áreas do Maps estão escurecidas (em cinza).

A exceção está no mapa, que continua claro e colorido, mas isso deve mudar nos próximos ajustes.

Por fim, os desenvolvedores também descobriram que a empresa deve avisar por meio de um pop-up quando a novidade estiver disponível.

Atualmente, muitos aplicativos que pertencem ao Google já contam com o modo escuro: Google Agenda (Calendar), Google News, Google Keep Notes, Gmail, YouTube, Google Fit, entre outros. Mais recentemente foi a vez do Google Home ganhar a sua versão escurecida.

A empresa vem aprimorando cada vez mais o serviço de mapas. Em agosto, o Google anunciou algumas melhorias visuais no Maps. Entre outras novidades, Sujoy Banerjee, gerente de produtos do Google, anunciou: “em breve, você poderá ver informações de ruas altamente detalhadas que mostram a forma precisa e a largura de uma estrada em escala”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Canal Exclusivo

Relacionados