Google Maps é atualizado com mais detalhes e cores
Melhorias visuais pretendem facilitar o reconhecimento de terrenos em áreas urbanas e rurais no serviço de mapas
Melhorias visuais pretendem facilitar o reconhecimento de terrenos em áreas urbanas e rurais no serviço de mapas
O Google anunciou, nesta terça-feira (18), a implementação de melhorias visuais em seu serviço de mapas. A atualização proporciona mais detalhes à ferramenta por meio de uma combinação de imagens de satélite e novos algoritmos de mapeamento de cores. Desse modo, a empresa pretende facilitar o reconhecimento de áreas – urbanas e rurais – para usuários do aplicativo.
De acordo com o comunicado feito no blog oficial da companhia, o Maps conta com imagens de satélite em alta definição para mais de 98% da população mundial. A utilização deste acervo, combinado com a tecnologia de aprendizado de máquina da empresa, proporciona uma grande vantagem em termos de visualização de recursos naturais. A novidade está disponível para 220 países – todo o território coberto pelo Google Maps –, o que equivale a 18 bilhões de campos de futebol.
A mudança mapeou características naturais, como densidade florestal e montanhas, atribuindo a cada tipo de área uma gama de cores. Assim, ao afastar o mapa com os dedos (diminuindo o zoom da imagem). Por exemplo: é possível identificar concentração maior de vegetação quando a coloração do mapa ganha tons mais escuros de verde, ou visualizar áreas com grandes geleiras, que são marcadas em branco.
Junto às melhorias relacionadas à visualização de recursos naturais, o Google também apresentou um projeto para o lançamento de mapas de ruas mais detalhados. O recurso pretende fornecer informações precisas sobre larguras de estradas, além de mostrar a localização de faixas de pedestres e calçadas.
“Esses detalhes são particularmente úteis, pois mais pessoas estão optando por caminhar ou usar outras formas de transporte devido à pandemia”, afirma a empresa. Além disso, a novidade traria benefícios especialmente para quem usa cadeiras de rodas ou tem outras necessidades de acessibilidade.
O detalhamento de mapas de rua está previsto para chegar nos próximos meses em Londres, Nova York e São Francisco. No entanto, o Google planeja expandir o recurso para mais áreas com o passar do tempo.
Com informações: Google