Google Maps testa exibir semáforos no app para Android

A adição de semáforos no Google Maps pode tornar a navegação curva a curva por voz mais natural, com indicativos visuais de onde virar

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos
google maps semaforos estados unidos

Aparentemente o Google começou a testar uma nova camada de informações que aparece no Google Maps: semáforos. Ainda visível para pouquíssimas pessoas, este tipo de dado pode ser importante para ajudar na navegação curva a curva por voz no modo de GPS ativado.

Mostrar onde está cada semáforo pode não parecer muito útil para pedestres ou para motoristas sem uma rota traçada no Google Maps, mas ajuda bastante quando a voz que faz a navegação curva a curva diz “vire à esquerda após o semáforo” ou “no segundo semáforo, vire à direita” – muito mais prático do que dizer a apenas a distância até a hora de virar.

Este pode ser o caminho que o Google Maps vai seguir, já que o aplicativo do gigante das buscas começou a mostrar a localização dos semáforos para algumas pessoas. Por enquanto ainda não existe indicação por voz da presença deles, então é possível imaginar que os testes estão em estágio inicial e com um grupo fechado de usuários que já receberam a novidade.

Ela parece ser focada no Android, mas eu abri o app em três aparelhos diferentes com o Android 9 e 10 e nenhum deles apresentou os semáforos aqui no Brasil, muito menos em várias cidades dos Estados Unidos.

O alerta de semáforos já existe na concorrência. Notei o alerta quando estava de férias em novembro do ano passado nos Estados Unidos, e utilizei o Apple Maps para navegar por algumas cidades de carro. Neste exemplo, o serviço de mapas da maçã também sabia a localização das placas de Pare.

Com informações: Android Police e Droid Life.

Leia | Como mudar a voz do Google Maps no Android

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.